KombIPA da Bodebrown leva chopes para o Degusta Beer & Food

Samuel Cavalcanti (ao centro) e equipe com a Kombi, presença tradicional nos eventos cervejeiros (Foto: Divulgação)

Presença tradicional em eventos e festivais cervejeiros, a KombIPA, veículo da cervejaria curitibana Bodebrown, estaciona na capital paulista, neste fim de semana. O veículo personalizado leva seis variedades de chopes para o Degusta Beer & Food.

Entre os chopes oferecidos no evento, há quatro clássicos da Bodebrown (Cacau IPA, Perigosa Imperial, Wee Heavy e Tripel Montfort) e dois inéditos (a Atomga, maturada em barril de carvalho francês, e Wee Heavy especial, maturada em barril de carvalho americano).

O Degusta Beer & Food ocorre entre sexta, 1º, e domingo, 3 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – CEP: 04329-900, Brasil). Para informações, clique no site do evento, neste link.

No detalhe o espaço personalizado na KombIPA para servir o chope (Foto: Divulgação)

Cerveja artesanal cresceu 18% no semestre nos EUA

Em 30 de junho, o número de cervejarias superava a marca de 3.000 nos Estados Unidos, como mostra o gráfico divulgado pela Brewers Association (Foto: Reprodução)

Boulder (CO) — Pequenas e independentes cervejarias artesanais mantiveram sua trajetória de crescimento na primeira metade de 2014, conforme levantamento divulgado pela Brewers Association (BA), a organização que representa a maior parte das cervejarias americanas. O volume de cerveja artesanal produzido cresceu 18% no primeiro semestre.

De janeiro até o fim de junho, aproximadamente 10,6 milhões de barris foram vendidos pelas cervejarias artesanais, contra 9 milhões da primeira metade de 2013.

“O crescimento sustentado de dois dígitos mostra a solidez da demanda por cervejas cheias de sabor, de uma variedade de estilos de produtores pequenos e independentes,” observou Bart Watson, economista chefe da Brewers Association. “Cervejarias artesanais estão fornecendo produtos de classe mundial, inovadores, que continuam a instigar os amantes da cerveja e a energizar a indústria.”

Em 30 de junho, estavam em operação nos Estados Unidos 3.040 cervejarias, 99% das quais pequenas e independentes. Além disso, havia outras 1.929 em planejamento. As cervejarias artesanais empregam um número estimado de 110.273 trabalhadores.

“Cada vez mais pessoas estão aderindo aos produtos das cervejarias pequenas e independentes”, acrescentou Watson.

Fora do Simples, cervejarias elaboram proposta para o governo

"Não queremos só pedir a redução dos impostos. Queremos mostrar tecnicamente para o governo que a atual tributação é inviável para o setor", afirma Jorge Gitzler (Foto: Divulgação)

Atualização: leia aqui o desfecho da mobilização das cervejarias

Depois de ter barrada a sua inclusão no Simples (regime de tributação com vantagens para os pequenos negócios), as microcervejarias elaboram um documento para expor ao governo federal as dificuldades do segmento com a atual carga de tributos. "Hoje nós pagamos como os grandes, e isto é uma distorção", resume Jorge Gitzler, diretor da Associação Nacional de Microcervejarias. Leia abaixo outros trechos da entrevista que ele concedeu para a repórter Sarah Buogo, da revista Beer Art.

Beer Art - Qual é a grande batalha do segmento?

Jorge Gitzler - A nossa batalha é trabalhar para a redução geral da pauta fiscal federal para todo o setor de microcervejarias. O Simples (cujas mudanças foram confirmadas pelo Senado em 16 de julho) na verdade iria abranger poucas empresas por causa do limite de faturamento. Nós queremos incentivos apropriados para todo o setor, e não apenas para uma parte pequena. Já começamos o trabalho com a elaboração de um documento.

Beer Art - Do que trata este documento?

Jorge Gitzler - O foco do nosso trabalho agora é apresentar um projeto para discutir com o governo e mostrar o que seria justo na tributação do setor. A pauta federal atual é muito extensa, tem diversos tipos de tributação, e é neste sentido que começamos este trabalho. Não queremos só pedir a redução dos impostos, queremos mostrar tecnicamente para o governo que a atual tributação é inviável para o setor e incentiva a informalidade. Hoje nós pagamos como os grandes, e isto é uma distorção.

Beer Art - Então o documento vai esmiuçar os pontos que estão na pauta fiscal federal?

Jorge Gitzler - O tema é bem complexo e queremos detalhar os problemas de cada item da pauta. Para isso, vamos elaborar o documento e mostrar que os problemas que nós enfrentamos fogem da nossa capacidade contributiva. Isso tem de ser item por item, bem explicado. É um nó complicado, inclusive para o governo. Em resumo, queremos apontar o que é justo para os dois lados. O governo receber seus tributos, e nós conseguirmos pagar mantendo as empresas sadias financeiramente.

Beer Art - Qual o prazo para a conclusão deste documento?

Jorge Gitzler - Não temos um prazo específico, acredito que para o segundo semestre teremos algo mais concreto, mas não posso confirmar uma data.

Way Beer será distribuída pela Wäls em Minas Gerais

Rótulos da Way Beer, do Paraná, que serão encontrados com mais facilidade no mercado mineiro (Foto: Divulgação)

Para suprir com mais facilidade a demanda de Minas Gerais, a cervejaria paranaense Way Beer firmou parceria com a mineira Wäls.

Entre os rótulos da Way Beer que serão oferecidos em Minas, estão os da recém-lançada linha Sour Me Not, a Amburana, a Irish Red Ale, a Avelã Porter e a Double American Pale Ale.

Sócio-proprietário da Way Beer, Alejandro Winocur explica: “Há algum tempo estudávamos a melhor opção para atender eficientemente o público mineiro. Como temos uma relação fantástica com a Wäls, com quem lançamos inclusive cervejas colaborativas, encontramos uma solução perfeita, que levará muitas novidades para um dos principais Estados do país. O fato de a Wäls ser mineira e conhecer muito bem esse público e, obviamente, nosso trabalho nos deixa certos de que a nossa marca estará em boas mãos”.

MR. Beer lança dois novos rótulos com a cervejaria Burgman

A Mr. Beer, em parceria com a Cervejaria Burgman, apresenta a partir deste mês dois novos rótulos em suas mais de 80 lojas espalhadas pelo país:

A Wild Single Hop

Lager (IBU 20 e 4,5% de álcool) feita com o lúpulo Liberty americano. Por ser uma cerveja de baixa fermentação, com doses excedentes do lúpulo Liberty, sua principal característica é o "toque selvagem de amargor", por isso o nome.

Harmoniza com - Peixes e frutos do mar, além de porções em geral e churrascos.

Outlaw Hop Weiss

Cerveja de trigo (IBU 30 e 5,2% de álcool) com carga extra de lúpulo que confere sabor marcante e bom amargor, unindo cremosidade e refrescância.

Harmoniza com - Frutos do mar e com pratos da culinária alemã condimentada.