Way Beer lança cerveja com mel de abelha nativa

A Saison Mandaçaia está disponível em garrafas de 750ml

A ideia de utilizar mel surgiu quando os cervejeiros conheceram dirigente da Amamel em evento gastronômico (Foto: Divulgação)

Ao celebrar os seus sete anos, a cervejaria paranaense Way Beer lança a Saison Mandaçaia. A bebida tem como destaque a utilização do mel da Mandaçaia, uma abelha nativa sem ferrão que produz mel mais claro e menos doce do que o das abelhas comuns. A cerveja, disponível em garrafas de 750ml, está sendo oferecida em pontos de venda por todo o Brasil.

Alessandro Oliveira, mestre-cervejeiro da Way Beer, explica:

“A ideia de criar uma Saison utilizando mel de abelha nativa surgiu quando conhecemos o vice-presidente da Associação dos Meliponicultores de Mandirituba (Amamel), Benedito Antônio Uczai, em um evento gastronômico. Benedito e sua esposa Salete Perin são referências no manejo de abelhas nativas no Brasil. O casal está na área de meliponicultura há 9 anos, com uma produção caseira de qualidade que extrai os méis de onze espécies nativas diferentes, sempre respeitando e protegendo as espécies que correm risco de extinção.”

Além do mel, a Mandaçaia foi refermentada na garrafa por seis meses com levedura Brettanomyces.

“O resultado é uma bebida que destaca as características únicas da meliponicultura, apresentando IBU de 23,3 e graduação alcoólica de 7,3%”, completa Alessandro.

A Saison Mandaçaia, que custa a partir de R$ 45, pode ser encontrada em casas de cervejas especiais, bares, restaurantes e mercados de todo Brasil.