Uma receita de paella com cerveja
/Confira a dica que o chef Junior Neves compartilha com os leitores da Beer Art
Colunista da revista Clube do Malte, do guia Curitiba Honesta, do portal Trilhas e Sabores e do jornal Bonapetit, o chef Junior Neves, também compartilha com os leitores da Beer Art dicas de pratos e harmonizações. De sua base, em Curitiba (PR), ele desenvolveu uma linha de trabalho com cervejarias de todo o Brasil, com o preparo de receitas com cerveja artesanal e harmonização com a própria receita usada no preparo do prato. Desta vez a sugestão é a Paella Bastarda.
Paella Bastarda
Paella é um prato que se popularizou na Espanha, com variações de receitas com coelho conhecida como valenciana, ou a típica somente com frutos do mar, o segredo da receita é o caldo com pedaços de peixe e vegetais, camarão, talo de salsão, cenoura, cebola, um bom caldo é o segredo para dar mais sabor ao prato, os ingredientes principais são arroz, açafrão e frutos do mar frescos, vermelho e amarelo adicionam um tom cultural a bandeira Espanhola.
A Cerveja Jean le Blanc, estilo Wit Bier da Fabrica da Bastards de Curitiba, especiarias como coentro, casca de laranja e capim limão dão o tempero picante e cítrico na medida certa que se equilibra o corpo de trigo, uma cerveja extremamente refrescante.
Com toda essa historia e ingredientes especiais, preparei uma paella com a cerveja no cozimento e preparo do arroz e para harmonização do prato.
Ingredientes
- 1 cerveja Jean le banc Bastards
- 200 gramas de camarão cinza
- 500 gramas de polvo
- 500 gramas de anéis de lula
- 300 gramas de camarão rosa com casca
- 200 gramas de arroz parborizado
- 1 pimentão amarelo
- 1 pimentão vermelho
- 1 maço de salsinha
- 1 cebola grande
- 1 talo de salsão
- 1 cenoura
- 1 colher de açafrão
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Prepare um bom caldo de legumes com os pedaços de camarão e legumes, use o talo de salsão, cebola e cenoura, deixe ferver rapidamente, desligue e reserve. Numa frigideira grande refogue os pimentões e a cebola, bem picados ate dourar, entre com o camarão cinza, anéis de lula, arroz e o açafrão, refogue todos esses ingredientes rapidamente e adicione o caldo e a cerveja meio a meio ate cobrir toda a superfície do arroz, tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino, deixe secar em fogo baixo e adicione caldo ate o arroz chegar no ponto ao dente, para finalizar adicione o polvo pre cozido e salsinha picada.
Montagem do Prato
Grelhe o Camarão rosa limpo mas com a casca e babeça, temperado e com sal e pimenta do reino, refogue algumas laminas de pimentões para a decoração, esse prato é servido na frigideira ou tacho, essa montagem deve ser na própria frigideira que foi preparada a receita.
DICA DO CHEF
Para incrementar pode ser usado ervilhas frescas, lagostin e mexilhões, quando o arroz estiver quase secando deixe por alguns minutos a mais antes de desligar o fogo, assim tostando o arroz ao fundo da frigideira forma se uma crosta chamada (socarrat) o que é muito disputado pelas famílias espanholas, para os especialistas é a melhor parte para se apreciar dessa receita, sirva com a wit bier bem gelada para uma excelente harmonização.
Rendimento: 5 a 6 pessoas
Dificuldade: média
Tempo de preparo: 45 minutos a 1 hora
Custo aproximado: R$ 150