Queijo artesanal utiliza cerveja Invicta 108

Braukäse, que leva na composição a premiada Imperial Stout, é desenvolvida com a cervejaria

Daniel Martins, sommelier de cervejas, mestre em estilos e chef de cozinha, à frente da Queijo com Prosa (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de resgatar a cultura dos queijos nacionais, Daniel Martins, sommelier de cervejas, mestre em estilos e chef de cozinha, à frente da Queijo com Prosa, em parceria com a Cervejaria Invicta, lança em 24 de abril de 2017 o queijo Braukäse, que leva em sua composição a premiada cerveja 108. O projeto é de autoria da mestre queijeira Maristela, da Fazenda Santa Luzia, Itapetininga, São Paulo.

O Braukäse, que significa queijo cervejeiro em alemão, é um queijo produzido com leite de vacas da raça simental, casca lavada na cerveja e curado em câmeras subterrâneas. Tem o interior macio e consistência amanteigada.

“Para compor e ampliar as experiências do nosso projeto, buscamos uma cerveja mais forte, escura e de bastante personalidade sensorial e por isso escolhemos a 108 da Invicta”, explica Daniel.

O sommelier e chef explica ainda que, no final do processo de maturação, entram a cerveja e uma câmera para agregar mofo branco na casca, trazendo mais sabor e dando um belo contraste com a cor preta da 108.

“A proposta do Braukäse é unir a minha paixão pelos dois mundos: queijo e cerveja. Todos os anos criamos uma experiência através de uma nova cervejaria e este ano temos a Invicta como parceira, apoiando o mercado queijeiro”, complementa Martins.

Rodrigo Silveira, mestre-cervejeiro e diretor da Invicta, se diz muito satisfeito com esse saboroso casamento do queijo com a 108.

“Ficamos felizes com o convite do Daniel e para a Invicta é uma satisfação apoiar a produção e a cultura dos queijos artesanais nacionais que estão voltando com tudo”, comenta Rodrigo.


Serviço

  • O quê: lançamento do queijo Braukäse 108
  • Quando: 24 de abril
  • Onde: na Fazenda Santa Luzia, 1ª queijaria artesanal do estado de São Paulo
  • Como: o queijo poderá ser adquirido com o chef Daniel Martins no Rio de Janeiro e nas palestras que realiza pelo Brasil, na loja da Fazenda Santa Luzia, em Itapetininga (SP), e no bar e loja da Cervejaria Invicta em Ribeirão Preto