Cerveza Patagonia lança Red Ale com a Campos do Jordão

Com lúpulos da Patagônia, receita une ingredientes argentinos e brasileiros selecionados

Novidade estará disponível em duas versões limitadas, em garrafa e em chope (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, a Cerveza Patagonia se une à Cervejaria Campos do Jordão, de São Paulo, para o lançamento de um rótulo em edição limitada: a nova Red Ale. Os ingredientes dessa cerveja foram especialmente selecionados: o lúpulo foi trazido da Fazenda Fernández Oro, na região da Patagônia, propriedade da cervejaria argentina onde são plantados e colhidos seus próprios lúpulos, enquanto a água e a framboesa são originárias da Serra da Mantiqueira.

Com uma coloração avermelhada, ela traz um aroma levemente cítrico e frutado, proveniente da framboesa, com amargor bem equilibrado dos lúpulos patagônicos. O sutil sabor caramelizado dos maltes completa a receita com o lúpulo Cascade, trazido da Argentina. A novidade apresenta amargor de 19 IBUs e teor alcoólico de 4,8%, combinando com pratos de sabor marcante e forte, como um assado de tira ao molho de chimichurri, enchiladas, ou até mesmo uma clássica pizza de calabresa.

A ideia de criar essa receita conjunta é aproximar a paixão comum pela montanha das duas cervejarias, conforme conta Thiago Leitão, head de marketing da Cerveza Patagonia no Brasil:

“Trouxemos nosso lúpulo diretamente da Colheita da nossa fazenda na Patagônia para essa a parceria, criando um sabor único. Tanto a Cerveza Patagonia, quanto a Cervejaria Campos do Jordão, possuem essa característica de valorizar ingredientes regionais, especialmente de regiões montanhosas.”

O primeiro pé de framboesa foi introduzido no Brasil, em Campos do Jordão, há quase 70 anos, e hoje a fruta é protagonista na gastronomia local da Serra da Mantiqueira, incluindo um festival em sua homenagem que acontece anualmente em dezembro. Para Sylvio Rios, diretor da Cervejaria Campos do Jordão, essa é uma oportunidade para criar um rótulo único através da junção dos sabores:

“Essa parceria nasceu da vontade de reunir a essência montanhosa de duas regiões que se assemelham, tanto pelo clima e belezas naturais, quanto pela produção de cervejas especiais. Abraçamos a Patagonia em nossa cidade e trouxemos, para nossa fábrica, seus lúpulos patagônicos prestigiados para se unirem às framboesas da Mantiqueira, pioneiras no Brasil.”

O novo sabor estará disponível a partir de 20 de maio em duas versões limitadas: long neck, no Empório da Cerveja e em pontos de venda como bares e restaurantes na Serra da Mantiqueira, e chope, exclusivamente nos Refúgios Patagonia, bares oficiais da marca no Brasil, e na Cervejaria Campos do Jordão.