Bodebrown lança cerveja que pode ser guardada por até 25 anos

Altamente alcoólica, Double Perigosa 18% Millésime 2021 Aged Series repousou por 15 meses na garrafa

Receite premiada tem potencial de guarda comparado ao dos grandes vinhos (Foto: Victor Oliveira/Divulgação)

Atualizada, 17/5/2022, 19:06

Se você quiser pode esperar até 2047 para beber este lançamento da Bodebrown, mas provavelmente vai preferir consumi-la antes disso. Já está disponível na loja online da cervejaria e também na fábrica a Double Perigosa 18% Millésime 2021 Aged Series. Mais nova criação da série Double Perigosa, ela chega ao mercado após passar por 15 meses envelhecendo na própria garrafa, apresentando uma receite premiada que tem potencial de guarda comparado ao dos grandes vinhos.

Lançada em garrafas de 330ml, que vêm acondicionadas em caixas de madeira, ela custa R$ 149 e está sendo vendida somente pela internet. O site da Bodebrown envia para todo o Brasil (a cerveja está disponível neste link).

Este ano, a cerveja faturou Medalha de Ouro no 10º Concurso Brasileiro da Cerveja, do Festival de Blumenau. Em brassagens anteriores, conquistou outros reconhecimentos nacionais e internacionais como a Medalha de Platina no Mondial de La Biére de Montreal, no Canadá, em 2014.

O CEO da Bodebrown, Samuel Cavalcanti, conta:

“É um lançamento realmente especial, que traz todo o pedigree reconhecido da Double Perigosa. Tem um potencial de guarda de até 25 anos, desde que guardada numa adega a 12°C, e vai evoluindo com o tempo. Uma ideia bacana é comprar várias e ir tomando ano a ano, para ver como ela evolui.”

Inspirada na tradicional Perigosa Imperial IPA 9.2%, a Double Perigosa 18% Aged Series é uma Strog Ale, no estilo British Barley Wine, que aproxima o universo das cervejas artesanais aos dos vinhos. As Barley Wines são caracterizadas por produtos licorosos, frutados e mais alcoólicos do que os convencionais. Estas características chamam a atenção logo que a cerveja é colocada na taça, como conta Samuel Cavalcanti:

“Ela apresenta uma coloração levemente âmbar, entre o acobreado e o alaranjado, com retenção de espuma reduzida devido ao alto teor alcoólico de 18%. No olfato, traz uma explosão de aromas complexos de frutas desidratadas, oferecendo notas de melado de cana, nozes, amêndoas, castanhas, frutas vermelhas, além de tâmaras, ameixas secas e damasco. No paladar, lembra a presença de especiarias como pimenta branca e preta, mais leves notas de frutas cítricos como a laranja.”

Um dos diferenciais da receita é o processo pela qual ela passa para obter uma graduação alcoólica maior, explica Cavalcanti:

“Este método é conhecido como destilação por congelamento, ou Freeze-Distillation. Nele, submetemos a cerveja a uma temperatura de -30 graus Celsius. A partir daí, conseguimos congelar a água contida na cerveja e a retiramos na forma de gelo. Vamos assim concentrando mais álcool na cerveja e mantendo com muito cuidado as características sensoriais. O resultado é uma viagem exuberante a todo o encantamento das cervejas artesanais.”

A Bodebrown é uma grande expoente e pioneira na elaboração de cervejas envelhecidas no Brasil, com a linha Aged Series. Também possui uma outra linha que passa por barricas de diversos tipos de madeira, a Wood Aged Series. A Perigosa, por sua vez, é um dos primeiros sucessos da Bodebrown, fazendo parte de suas criações mais lendárias.