Restaurante Padre Toledo, o mais antigo de Tiradentes

Aniversário de 52 anos tem programação especial em casarão antigo datado de 1722

O restaurante sempre funcionou na Rua Direita (Foto: Nereu Jr/Divulgação)

Aberto em 1970, em um casarão antigo datado de 1722, o Restaurante Padre Toledo comemora neste mês de julho, 52 anos de funcionamento ininterruptos, sempre priorizando a cozinha mineira clássica, em Tiradentes (MG) - cidade que tem a sua cozinha exaltada por eventos como o Festival de Gastronomia.

Geraldo Fonseca, à frente do restaurante, destaca:

"É uma felicidade estarmos aqui comemorando tantos anos dessa casa emblemática para Tiradentes e Minas. Buscamos sempre valorizar a cozinha mineira, utilizando produtos típicos, aquecendo almas e corações, através das receitas de nossa família."

O restaurante sempre funcionou na Rua Direita. No cardápio, pratos como Tutu de feijão, Feijão tropeiro, Frango com Quiabo, Frango ao molho pardo, Frango com Ora-pro-nóbis e as receitas exclusivas de frango à moda da cozinheira e o Filé à parmegiana, que mesmo fugindo da comida mineira, é destaque na casa pela exclusividade do molho de vinho. Em 2020, novos pratos foram incorporados ao cardápio.

Filé à parmegiana (Foto: Nereu Jr/Divulgação)

São eles: Entradas novas como Costelinha com redução de rapadura e farofa crocante, uma releitura do tradicional frango com Ora-pro-nóbis: risoto de frango com ora-pro-nóbis e a sobremesa Marília e Dirceu, em homenagem ao casal mais famoso de inconfidentes. Aliás, uma peculiaridade: diz a lenda que ora-pro-nóbis era o prato preferido do Padre Toledo. Tem também os risotos: de queijo artesanal com filet mignon e o de canjiquinha.

O restaurante surgiu em 1970, ano em que Dona Josefina, uma cozinheira mineira de mão cheia, que já fazia bolos e buffets, apostou no sonho de ter um restaurante voltado para o turismo, mesmo em uma época em que o turismo em Tiradentes era muito incipiente. A partir do sucesso do negócio, junto com o marido, Sr. Cota e os 4 filhos, iniciou os empreendimentos da família, focados na cozinha: padaria, que hoje dedica-se principalmente às quitandas mineiras tradicionais, a pousada e a fazenda, que fornece alguns insumos e a Cachaça Padre Toledo ao restaurante.

Atualmente a terceira geração, Fernanda, Paula e Luiz Neto gerenciam o restaurante com o pai, Sr. Geraldo Fonseca, "é um negócio familiar que passa de geração a geração, somos a 3ª já", , diz Luiz Fonseca Neto. "A paixão pela gastronomia e empreendedorismo vem de família, e é muito orgulho a gente poder levar esse nome conosco."

O nome do restaurante é uma homenagem ao pai da Inconfidência Mineira, o Padre Toledo, que realizou a primeira reunião do movimento na sua casa, em Tiradentes, durante o batizado da filha de Barbara Heliodora e Alvarenga Peixoto. Estiveram presentes neste evento, que foi regado a muita comida boa, Hipolita Jacinta, Vitoriano Veloso, Tomas Antônio Gonzaga dentre outros.

Sobre a Chef do Restaurante Padre Toledo

A cozinha do Restaurante Padre Toledo é também cheia de história e saudade, Ilda e Pelé (in memoriam) , se tornaram da família ao estarem desde o início, durante 50 anos no restaurante, sendo cocriadores de algumas das principais receitas. E nos últimos 15 anos, o Sr. Tião e Carlos continuam firmes na perpetuação do legado construído por eles e Dona Josefina.

Atualmente, a cozinha, é liderada pela chef Fernanda Fonseca, natural de Tiradentes, nasceu e cresceu em meio às panelas do Restaurante Padre Toledo, herdando do pai e da avó o dom de cozinhar e as receitas de família. Estudou turismo e gastronomia, fez cursos e estágio na França, onde morou por quase 3 anos. Especializou em Cozinha Mineira, sendo a valorização de ingredientes mineiros e a memória afetiva, os pilares de seu trabalho.

Evento marca a comemoração de 52 anos

Será um evento aberto ao público, a ser realizado no restaurante, no dia 15 de julho, a partir das 20h30. “Teremos um cardápio especial do dia, harmonizado, com chefs convidados, sendo todas mulheres, em homenagem a minha avó, Dona Josefina, que deu início a tudo isso, e estará presente”, explica Paula Fonseca. As chefs convidadas serão Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha e Valdelícia da Krug Bier, que irão batizar um prato especial para o evento: O Hipólita Jacinta, em homenagem a mulher e presença fundamental no movimento da inconfidência mineira.

O evento também marca o início da parceria com a Krug Bier, que aliás, o prato será elaborado com cerveja da Krug Bier e feito em 6 mãos. Todo jantar será harmonizado com as cervejas da Krug.

O cardápio:

Entrada: Acarajé Mineiro da Dona Lucinha, harmonizado com a cerveja GermanPils.

Prato principal: batizado de Hipólita Jacinta, será um medalhão de filé suíno na redução de cerveja com cebola pérola caramelizada acompanhado de risoni com orapronobis, quiabo, vegetais e brotos, harmonizado com a cerveja AmberLager.

Sobremesa: Romeu e Julieta Mineiro – Mousse de queijo com calda de goiabada, harmonizada com a cerveja Inocência.

O valor do menu completo e harmonizado será de R$ 98.


Serviço

  • O quê: 52 Anos do Restaurante Padre Toledo
  • Quando: 15 de julho, às 20h
  • Onde: Restaurante Padre Toledo (Rua Direita, 202 - Tiradentes/MG)
  • Quanto: R$ 98, com harmonização inclusa