Brasil Beer Cup inova com Brazilian Beer
/Categoria no BBC busca cervejas com identidade brasileira que possam distinguir o País no exterior
Desde a sua criação, em plena pandemia e de forma remota, o concurso Brasil Beer Cup vem inovando e lançando novidades nunca vistas em outros concursos. Foi assim com o julgamento remoto, no qual os juízes recebiam as amostras em casa, analisavam e avaliavam para depois discutir suas impressões, online, com outros juízes.
Na primeira edição presencial, realizada em 2021, o BBC formou um corpo de juízes equânime, com participação de mulheres e homens na mesma proporção, levando assim o mercado a enxergar o protagonismo feminino também no segmento cervejeiro. Além disso, colocou a ciência a favor do concurso, criando o sistema Beer Sensory para analisar a performance dos juízes, em cada mesa, e assim elevar o nível técnico de seu julgamento.
Um exemplo é a inclusão de cervejeiros caseiros em uma competição comercial, dando a eles oportunidade de inscreverem suas cervejas no estilo brasileiro Catharina Sour e serem julgados, em paralelo às comerciais, pelos mesmos juízes. Os três caseiros vencedores tiveram a oportunidade de produzir a cerveja em escala comercial nas dependências de cervejarias parceiras.
Brazilian Beer Style
Em 2022 a grande novidade trazida pelo BBC é a criação de uma categoria exclusiva para concorrência: Brazilian Beer Style, na qual cervejarias comerciais e também cervejeiros caseiros poderão inscrever cervejas que contenham ingredientes e técnicas genuinamente brasileiros.
País com uma das mais ricas biodiversidades do planeta, o Brasil se divide em seis biomas continentais e um bioma marinho, cada um deles com ecossistemas diferentes e únicos. É uma diversidade vegetal e animal única.
A CEO do Science of Beer e diretora do BBC, Amanda Reitenbach, destaca:
"Valorizar todas essas riquezas por meio de nossas cervejas é um serviço que prestamos não somente ao segmento cervejeiro, mas ao nosso Brasil e ao planeta. Queremos mostrar ao mundo o que temos de diferencial. Queremos que nossas cervejas sejam reconhecidas por sua identidade brasileira."
A categoria Brazilian Beer se divide em em quatro sub-categorias:
- Brazilian Beer com frutas
- Brazilian Beer com ervas e especiarias
- Brazilian Beer com madeira
- Brazilian Beer com levedura, malte e/ou lúpulo brasileiros
"Percebemos um movimento em nosso mercado de uso, cada vez mais constante, de elementos de nossa flora. E as cervejarias não sabiam classificar os rótulos que os continham. Isso nos levou a criar uma categoria específica para julgamento no BBC. Assim não restarão dúvidas sobre em qual categoria as cervejas desse tipo devem ser inscritas”, orienta Amanda Reitenbach
Descrição do estilo
No Guia de Estilos do BBC o estilo Brazilian Beer está descrito da seguinte forma:
Cerveja brasileira deve utilizar ingredientes e/ou técnicas de processo característicos brasileiros. Esses ingredientes podem ser frutas, ervas, especiarias, leveduras, malte, lúpulo e madeiras.
O cervejeiro deve obrigatoriamente especificar a "natureza brasileira" da cerveja (por exemplo, os tipos de ingredientes especiais usados ou o processo utilizado com descrição detalhada preferencialmente em inglês).
Deverá informar também o estilo-base que foi utilizado para a criação da cerveja.
No mínimo 51% dos açúcares fermentáveis devem ser derivados de grãos malteados.
As singularidades de processo, ingredientes usados e criatividade devem ser considerados como positivos na avaliação.
Corpo é variável de acordo com o estilo base. Todas as características técnicas da cerveja deverão variar de acordo com o estilo base
O estilo Brazilian Beer ainda não existe oficialmente nos guias de estilo reconhecidos internacionalmente - BJCP e Brewers Association, mas dando continuidade ao trabalho de catalogação de cervejas com identidade brasileira, o Science of Beer já requisitou aos núcleos de coordenação desses dois guias a inclusão dele como estilo oficialmente reconhecido.
As conversações estão adiantadas, inclusive com representantes dos dois guias compondo as mesas de julgamento dele no concurso BBC.
A expectativa é de que, em breve, Brazilian Beer seja incorporada como categoria tanto no BJCP quando no B.A
Os biomas brasileiros e suas características:
Amazônia
É o maior bioma do Brasil e considerada a maior reserva de diversidade biológica do planeta.
Abrange os estados brasileiros : Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima; parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.
O clima dessa região é quente e úmido e sua densa vegetação é caracterizada pela floresta amazônica com árvores de grande porte.
Cerrado
Segundo maior bioma do Brasil em extensão.
Abrange os estados: Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins. Além disso, ocupa uma pequena área de outros seis estados.
Seu clima predominante é o tropical sazonal, intercalando períodos de chuvas e seca.
Sua vegetação é caracterizada por árvores baixas de troncos retorcidos, gramíneas e arbustos.
Caatinga
Bioma característico da região nordeste do país.
Abrange os estados : Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.
Além disso, há presença desse tipo de bioma em pequenas partes dos estados do Maranhão e de Minas Gerais.
Seu clima típico é o semi-árido, a exemplo do sertão nordestino.
Sua vegetação é formada por arbustos de médio porte, cm galhos retorcidos e folhas resistentes aos longos períodos de seca.
Um exemplo típico desse bioma são os cactos.
Mata Atlântica
Bioma que ocupa a faixa litorânea de norte à sul do país.
Assim, ela engloba a totalidade de três estados brasileiros: Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina; grande parte do Paraná e pequenas porções de onze estados.
O clima predominante é tropical-úmido com altas temperaturas e índice pluviométrico.
A vegetação nesse bioma é marcada pela presença de árvores de grande e médio-porte formando uma floresta densa e fechada.
Pantanal
É considerado o bioma de menor extensão territorial do país.
Abrange dois estados brasileiros: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O clima predominante é tropical continental com altas temperaturas e chuvas, de verão chuvoso e inverno seco.
A vegetação do pantanal é marcada pelas gramíneas, árvores de médio porte, plantas rasteiras e arbustos.
O nome desse bioma remete às regiões alagadiças presentes, ou seja, os pântanos.
Pampa
Bioma presente somente no estado do Rio Grande do Sul, onde ocupa mais da metade de seu território.
O clima dos pampas é subtropical, com as quatro estações do ano bem definidas.
Sua vegetação é caracterizada por gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte.
Suas amplas áreas de pastagem são próprias para o desenvolvimento de grandes rebanhos.