Fórum de Tecnologia Cervejeira é destaque do Ourobier 2019

Evento paralelo ao festival reúne especialistas em produção cervejeira entre os dias 24 a 26 de julho

Festival vai de quarta até domingo, na histórica Ouro Preto/MG (Foto: Divulgação)

Festival vai de quarta até domingo, na histórica Ouro Preto/MG (Foto: Divulgação)

A terceira edição do Festival de Cerveja Artesanal de Ouro Preto – OuroBier, na histórica Ouro Preto (MG), conta este ano com o I Fórum de Tecnologia Cervejeira. O evento reúne nomes respeitados no mercado para falar sobre produção, marketing, reaproveitamento e inovações no setor. Este fórum é fruto da cooperação entre o OuroBier e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Escola de Nutrição e o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas.

Segundo o professor Rogélio Brandão, da UFOP, a iniciativa do fórum vai contribuir em muito com o crescente mercado cervejeiro:

“Serão nomes importantes discutindo técnicas de produção, insumos, tecnologia etc.”

As palestras e oficinas serão realizadas na própria UFOP, entre os dias 24 a 26 de julho, com horários variados. Algumas são gratuitas e outras incluem o valor do custo do material. Estão confirmados, entre outros, os professores Rogélio Brandão (UFOP) e Jamal Abd Awadallak (Universidade Federal do Paraná) e os mestres-cervejeiros Sandro Duarte (Backer) e Carlos Henrique de Faria Vasconcelos (Hofbräuhaus).

Durante o fórum, o OuroBier também oferecerá um curso de produção de cerveja artesanal, ministrado pela equipe da Casa O.L.E.C. É um curso teórico-prático onde os alunos colocam a mão na massa e participam de todo o processo de produção, do grão ao copo. O foco é aprender tudo sobre ingredientes, equipamentos e processos de produção de cerveja artesanal. Ao final, os alunos estarão aptos a fazer sua própria cerveja em casa.

O festival

O festival tem como foco principal a cerveja artesanal mineira e sua cadeia produtiva, mas suas atrações incluem também boa música, gastronomia e outras surpresas mais. Nesta edição, o OuroBier vai oferecer mais de 100 rótulos de grandes cervejarias mineiras como: Verace, Krug Bier, Fürst, Doktor Bräu, Backer, Loba, Prússia Bier, Cervejaria Caraça, Wäls, Insana, Albanos,Cervejaria Acadêmica, entre outras.

A parte gastronômica fica por conta de 10 diferentes food trucks com opções variadas como sanduíches, massas, grelhados e também uma opção vegana, para realmente atender a todos os visitantes. O espaço do festival também foi ampliado para oferecer maior conforto, assim como o número de banheiros femininos. Adaptações em relação às primeiras edições para tornar a experiência ainda mais prazerosa para todo o público.


Serviço

  • O quê: 1º Fórum de Tecnologia Cervejeiro do Ourobier
  • Quando: 24 a 26 de julho de 2019 (quarta a sexta)
  • Onde: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Ouro Preto (MG)
  • Como: inscrições pela plataforma Sympla ou pelo site www.ourobierfest.com.br (vagas limitadas)

  • O quê: 3ª edição do Ouro Bier Fest – Festival Internacional de Cervejas Artesanais de Ouro Preto

  • Quando: 24 a 28 de julho de 2019 (quarta a domingo) - das 10h às 3h da madrugada de domingo
  • Onde: Estacionamento do Centro de Artes e Convenções da UFOP - Ouro Preto - MG
  • Como: ingressos pelo site www.ourobierfest.com.br