De onde vêm os cervejeiros que participam de cursos em Blumenau

Aulas concentradas são ministradas em julho na Escola Superior de Cerveja e Malte

Todos os anos, a ESCM vêm oferecendo cursos de férias com diferentes enfoques (Foto: Divulgação/Arquivo)

Todos os anos, a ESCM vêm oferecendo cursos de férias com diferentes enfoques (Foto: Divulgação/Arquivo)

Durante os cursos concentrados, que seguem até o fim de julho, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) recebe cerca de 200 alunos. São 112 cidades, 20 estados e mais dois países (Bolívia e Peru) que têm seus representantes na sede da ESCM, em Blumenau (SC), em nove capacitações diferentes.

É o caso do Nilo Dias Júnior, do Rio de Janeiro. Esta é a segunda vez que ele vem à instituição para os concentrados. Na primeira oportunidade, cursou o Como Montar a Sua Cervejaria. O conteúdo que aprendeu na instituição foi tão importante que ele conseguiu abrir a sua própria marca. Neste ano, voltou para outra capacitação, a Produção de Cervejas Não Convencionais, com intuito de reproduzir o conhecimento em seus rótulos.

“Estes cursos são uma oportunidade para quem quer se especializar ou até mesmo mudar de carreira, mas não pode investir um ano inteiro de estudos. A qualidade das disciplinas, do corpo docente e a estrutura da ESCM tornam essas semanas de imersão um tempo mais do que suficiente para aprender. Volto para o Rio com muito conhecimento na bagagem e a vontade de colocar tudo em prática”, comenta.

Para Carlo Bressiani, diretor da ESCM, a procura pelas capacitações tanto por brasileiros quanto estrangeiros mostra a força do mercado cervejeiro:

“O crescimento do setor também está trazendo novas oportunidades e nichos de atuação. Entretanto, é preciso se especializar. Os concentrados servem justamente para isso. Ficamos muito felizes em ver nossas salas cheias de alunos vindos de tantos lugares diferentes, em busca de mais conhecimento neste segmento.”

Além dos cursos técnicos e aperfeiçoamentos, a ESCM conta com graduação em Engenharia de Produção Cervejeira e pós-graduação em Tecnologia Cervejeira.