Franquia de cerveja muda hábitos em um dos municípios mais agrícolas do país

Com tecnologia e variedade, loja da rede Mestre-Cervejeiro.com estimula degustação de estilos além da 'Pilsen'

A estrutura que armazena a cerveja lembra o formato de contêiner, embora com maior área. O espaço mais amplo é dedicado ao público, na parte externa (Foto: Divulgação)

Um dos 20 municípios com o maior Produto Interno Bruto (PIB) agrícola do país, Lucas do Rio Verde (MT) tem uma personalidade marcante. Os empreendedores Fernando Bergantin e Paulo Soares levaram isso em conta ao montar uma franquia da rede Mestre-Cervejeiro.com na cidade mato-grossense.

Leia mais

De cervejeiro caseiro a empreendedor

Franquia desbrava nova fronteira

Uma opção para diversificar negócios

"Como o pessoal aqui prefere beber em ambientes abertos, optamos por um layout que respeita essa característica", conta Bergantin. A estrutura que armazena a cerveja lembra o formato de contêiner, embora com maior área. O espaço mais amplo é dedicado ao público, na parte externa.

Mas não foi só o negócio que se adaptou aos costumes do público. É uma transformação em mão dupla. A Mestre-Cervejeiro.com Lucas do Rio Verde, que celebrará dois anos em maio, está fazendo muitos apreciadores conhecerem novos estilos além da "Pilsen". Para facilitar as descobertas, os sócios Bergantin e Soares, que já tinham afinidade com tecnologia - eram colegas na área de informática de uma multinacional -, investiram em um sistema automatizado que estimula a degustação de diferentes opções da bebida.

A tecnologia de autosserviço instalada nas seis torneiras - que, nos próximos dias, serão ampliadas para 10 - permite aos clientes experimentarem pequenas porções, até decidir pelos tipos mais alinhados com o seu paladar.

"Nas torneiras, a gente distribui as cervejas numa escala de 1 a 6, das mais leves às mais pesadas", observa Bergantin, que tem dedicação integral à franquia, enquanto o sócio ainda se divide entre o negócio e o trabalho em TI.

Bergantin diz que normalmente um novo cliente chega pedindo Pilsen. "A gente tenta demonstrar que está oferecendo qualidade, e não quantidade", diz Bergantin. "É gratificante poder ampliar o universo cervejeiro de cada cliente."

Para oferecer uma experiência completa, a franquia tem um parceiro de alimentação, com cardápio variado - hambúrguer tem maior saída -, e tem investido em eventos. Aos sábados, há música ao vivo. No dia 18 de março, para marcar o Saint Patrick's Day, não faltou uma festa ao estilo irlandês com bandas de rock. No meio do ano, o plano é organizar uma brassagem, para matar a curiosidade dos moradores que, com o acesso à cultura cervejeira aberto pela franquia, querem saber como se faz a bebida.

Torneiras funcionam com sistema de autosserviço (Foto: Divulgação)

A Mestre-Cervejeiro.com, Lucas do Rio Verde (MT) funciona na Avenida Vitória Régia, 865w - Bandeirantes, de terça a sábado, das 16h30min às 22h.

Como funcionam as franquias da Mestre-Cervejeiro.com

Fundada há mais de uma década por Daniel Wolff, que além de empreendedor é professor de cursos voltados para o segmento e jurado dos principais concursos cervejeiros do mundo, a Mestre-Cervejeiro.com nasceu com o propósito de disseminar a cultura da cerveja no Brasil. Tem três modelos de franquia, incluindo quiosque em áreas de alto fluxo, loja de rua e projetos especiais como loja-container.

Oferece aos franqueados treinamentos sobre produtos e a cultura da cerveja, equipe de sommeliers disponível para consultas e treinamentos, negociações exclusivas para a rede e produtos próprios e exclusivos para venda, entre outras vantagens.

Hoje tem 60 lojas espalhadas por 20 Estados do país, mais de 500 cervejarias cadastradas, possui cervejas da marca própria e mais de 200 mil seguidores impactados por mês pelos canais digitais.

Como se tornar um franqueado

Mestre-Cervejeiro.com Escritório Central

Rua Hermes Fontes, 45

(41) 99281-9155

franquia.mestre-cervejeiro.com