Porto Alegre anuncia que vai desburocratizar licença para cervejarias

Procedimentos para tramitação eletrônica dos processos serão apresentados na cervejaria 4 Árvores

Objetivo é estimular o empreendedorismo na capital gaúcha (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Porto Alegre anuncia que o fluxo administrativo para o licenciamento ambiental a microcervejarias ficará mais ágil e desburocratizado. Nesta sexta-feira, 7, às 15h, serão lançados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) os novos procedimentos para tramitação eletrônica dos processos, em solenidade na sede da microcervejaria 4 Árvores (Avenida Pará, 970, bairro São Geraldo). É uma forma de estimular o empreendedorismo na cidade que tem mais cervejarias no país.

O secretário Maurício Fernandes comenta:

“É muito importante que a prefeitura incentive o crescimento do setor, gerando emprego e renda, e a melhor forma para isso é a desburocratização.”

O requerente deverá solicitar a licença ambiental de operação para atividade de microcervejaria pelo e-mail ambiental@portoalegre.rs.gov.br, com a documentação necessária anexada. A licença estabelece normas sobre poluição atmosférica e hídrica, resíduos, exposição de veículos de divulgação e emissões sonoras, entre outras questões.

“O crescimento desse setor promove, além economia, a gastronomia, o entretenimento e o turismo para nossa cidade. Estamos valorizando quem cumpre as regras ambientais e punindo quem descumpre”, conclui o secretário Fernandes.

O evento terá a participação da Associação Gaúcha de Microcervejarias e integra a programação da 35ª Semana do Meio Ambiente.