Krug German Pils é ouro no Brasil Beer Cup

Jurados nacionais e internacionais avaliaram cerca de 2 mil amostras, de 325 cervejarias

Lançamento é uma receita austríaca e exclusiva de família (Foto: Divulgação)

Lançamento é uma receita austríaca e exclusiva de família (Foto: Divulgação)

Atualizada, 29/10/2022, 11:48

A Krug German Pils, cerveja lançada pela Krug Bier em novembro de 2020, conquistou a medalha de ouro no Brasil Beer Cup, como a melhor Pilsen Alemã produzida no Brasil, em cerimônia no Beer Summit Festival, que ocorreu de 24 a 27 de outubro, em Florianópolis (SC).

Os mais de 70 jurados nacionais e internacionais avaliaram quase 2 mil amostras às cegas, vindas de 325 cervejarias, de 19 Estados brasileiros e países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Chile e Uruguai. As cervejas com maiores pontuações são elegíveis à premiação e medalhas.

Entre os jurados, nomes como a mineira Fabiana Arreguy, jornalista e Beer Sommelier, editora do portal parecerveja e autora de livros; Richard Brighenti, Sommelier, chocolatier e cervejeiro da Lohn; Paul Sandoval, cofundador, cervejeiro e diretor criativo na Avante Brewing; David Castro, fundador e Head Brewer da primeira microcervejaria de Madrid, Cervezas La Cibeles, e professor de técnicas de produção em universidades espanholas; Rudy Fávero, Head Brewer da cervejaria UNIKA, sommelier de cervejas e professor no Science of Beer.

Fabiana Bontempo, Embaixadora da Krug Bier, afirma:

"Com apenas dois anos de existência, a Krug German Pils já é uma das líderes de vendas da Krug Bier. A aceitação da cerveja por nossos consumidores teve tamanha repercussão que era questão de tempo conquistarmos esse reconhecimento também no âmbito profissional. Essa medalha de ouro é a confirmação de que estamos fazendo um bom trabalho e esperamos que ela faça com que ainda mais pessoas experimentem e se apaixonem pela German Pils, assim como eu

Uma receita austríaca exclusiva de família

Com a proposta de ser "autêntica e surpreendente", a German Pils da Krug Bier chegou ao mercado em novembro de 2020, para "quebrar estereótipos e convidar o grande público a conhecer uma verdadeira representante do estilo Pilsen". Com uma receita austríaca e exclusiva de família, é uma puro malte dourada, clara e de corpo leve, mas ao mesmo tempo com um amargor moderado e um toque seco no final.

O lançamento do rótulo no Brasil mereceu pelo menos uma década de planejamento. A receita foi criada pelo pai do fundador da Krug, Herwig Gangl, em 1958, e até hoje é produzida na Áustria pela sua família na cervejaria Grieskirchner Brauerei.

À época do lançamento, sócio-proprietário da marca mineira, Alexandre Bruzzi, comentou:

"Sempre quisemos fazê-la aqui, mas não tínhamos certeza sobre a aceitação do público brasileiro em relação a essa fórmula, que segue à risca a tradição da Pilsen alemã. Após promovermos várias degustações para pequenos grupos de clientes, nos sentimos confortáveis para colocá-la definitivamente em nosso catálogo."

A receita usada na German Pils rompe com a ideia que várias pessoas tinham a respeito do estilo. Segundo Alexandre, no Brasil, muita gente, quando vê uma cerveja clara, imagina que ela é "meio bobinha" e com pouco sabor.

"Porém, esse lançamento tem muita personalidade e acaba pegando o consumidor de surpresa por ser uma pilsen original e ter nuances especiais. Além de ela ser mais amarga e ter como destaque os aromas florais dos lúpulos nobres alemães, possui final seco e corpo leve, o que a tornam muito fácil de beber, possuindo assim o que chamamos de alta 'drinkability', ou seja, vontade de tomar um próximo gole", destacou, à época.

Produzida com baixa fermentação e com um refinado processo de maturação, essa cerveja tem 5,2% de teor alcoólico, amargor (IBU) mediano e acentuado aroma de lúpulo com perfil floral.

De acordo com Alexandre Bruzzi, é muito fácil gostar da Krug German Pils e provavelmente, ela será apreciada por um público variado. Afinal, atualmente o brasileiro vem desenvolvendo o seu paladar e se abrindo para novas possibilidades de sabores na cervejaria.

"As pessoas que já estão familiarizadas com o amargor do lúpulo e opções mais sofisticadas se sentirão 'em casa' ao degustar esse rótulo. Já aqueles que ainda estão treinando o paladar para cervejas diferentes poderão estranhar um pouco no início, mas logo se acostumarão com esse rótulo que consegue equilibrar tão bem leveza e amargor em sua composição", afirmou o sócio-diretor.

Outro ponto positivo é a facilidade de harmonização desse novo rótulo. Ele combina com pratos leves e alimentos de sabor suave, como queijo brie com torradas e mel; pretzel salgado; camarão; lagosta e peixes mais suaves; além de pizza marguerita.


Serviço

  • O quê: Krug Bier
  • Quando: das 8h às 18h
  • Onde: Rua Alaska, 115ª, Jardim Canadá, Belo Horizonte/MG