Heineken 0.0 faz parceria com CBLOL e torneios de iRacing
/Patrocínios reforçam presença no universo dos eSports e apresentam cerveja zero como alternativa
A Heineken 0.0 entra no universo dos games e eSports por meio de parcerias com o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), um dos torneios de eSports mais acompanhados do país, e adquire os naming rights de duas competições de automobilismo virtual: a Fórmula Heineken 0.0 e o Heineken 0.0 Masters of Track, fruto de parcerias com a F1BC e IRB E-sports respectivamente. A novidade se alinha com seu DNA pioneiro e aspiracional da marca, e tem como objetivo principal ativar novos pontos de contato com público, desenvolvendo as mensagens de consumo responsável e performance, uma vez que a Heineken 0.0 é uma cerveja zero álcool e não impacta no desempenho ao ser consumida.
O acordo de dois anos com a Riot Games Brasil, representante do League of Legends no país, é inédito, sendo também um marco em escala global, pois é a primeira vez que a marca se conecta diretamente com o território desta comunidade no mundo. O Brasil possui um dos públicos mais engajados com os eSports e o CBLOL é um dos campeonatos mais icônicos do cenário competitivo brasileiro, com uma média de audiência de 200 mil espectadores, chegando a quase 500 mil durante as finais de 2021. Além disso, internacionalmente, a torcida brasileira continua sendo uma das mais vocais: durante o Mundial de LOL de 2021, foi registrada uma média de 170 mil espectadores brasileiros simultâneos assistindo aos jogos da RED Canids Kalunga, e mais de 250 mil espectadores assistindo às finais do campeonato.
A proposta é a Heineken 0.0 estar presente durante toda a jornada de transmissão e no dia a dia entre as etapas que, a partir deste mês, serão exibidas em formato híbrido (presencial e virtual). Entre as ativações, ocorrerá a aquisição dos naming rights do troféu Craque da Galera, única premiação do CBLOL definida pelos fãs através de votação digital.
Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken no Brasil, comenta:
"A Heineken® 0.0 chegou ao Brasil herdando plataformas de comunicação da marca mãe e agora segue pioneira em liderar a primeira plataforma de games da Heineken® no mundo. Estarmos inseridos no universo dos games nos permite criar novas experiências de marca relevantes para os consumidores e competidores, assim como amplifica nossas mensagens a um novo público atento e engajado a desempenhar alta performance."
Carlos Antunes, head de eSports da Riot Games Brasil, afirma:
"Ao firmar uma parceria com uma das marcas mais emblemáticas do universo cervejeiro e com uma grande tradição de apoio aos esportes, podemos mostrar ainda mais o enorme alcance dos eSports no Brasil como mercado e também evidenciar seu potencial para as marcas de se conectarem com novos públicos de uma forma mais autêntica. Assim como conseguimos levar a qualidade e excelência do CBLOL para mais de 12 milhões de fãs em 2021, temos certeza de que ofereceremos experiências para a comunidade gamer e fã dos eSports que só a Heineken 0.0 e o CBLOL podem oferecer e, juntos, colher os frutos de um relacionamento duradouro."
Como continuidade ao desenvolvimento da plataforma de automobilismo da marca, iniciada em 2016 através do patrocínio global à Fórmula 1, a Heineken 0.0 adquire os naming rights de dois campeonatos virtuais de iRacing: Fórmula Heineken 0.0, desenvolvido pela F1BC, e Heineken 0.0 Masters of Track, resultado da parceria com a IRB E-sports. Para Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken no Brasil, as parcerias fazem parte de uma jornada que começou no ano passado:
"Nossa estreia dentro do automobilismo virtual ocorreu com o Player 0.0, torneio proprietário dentro do game da Fórmula 1, que teve diversas etapas online e uma grande final presencial no Paddock do Autódromo de Interlagos durante o Fórmula 1 Heineken Grande Prêmio São Paulo. Além da alta performance, por meio dessas ativações buscamos seguir fomentando assuntos de extrema importância para a sociedade - como consumo responsável e a incompatibilidade de bebidas alcoólicas e direção, além de reforçarmos a Heineken 0.0 como uma alternativa segura para esta ocasião."
Rodrigo Steigmann, Diretor Geral do F1BC e-Sports, afirma:
"Nosso campeonato F1BC Formula Heineken 0.0 é bastante exclusivo, pois os apaixonados por velocidade nos games e simuladores são desafiados a estarem entre os 30 mais rápidos do Brasil, se classificando para o campeonato que renderá as premiações exclusivas da Heineken. A chegada da Heineken 0.0 marca o início de um novo capítulo para o automobilismo virtual, pois reforça o status de inovação de nosso esporte virtual, e aqui no F1BC estamos orgulhosos em poder fazer parte desta história."
Guilherme Bantel, Gerente de Marketing do IRB eSports, conta:
"O automobilismo virtual é um esporte eletrônico com crescimento exponencial nos últimos anos, aqui no Brasil e em todo o mundo. Além de competitividade e realismo incomparáveis para quem disputa, é uma plataforma interativa de entretenimento que oferece diálogo único com pilotos e espectadores, reunindo uma enorme nova geração de fãs de corrida. Para nós do IRB eSports é uma imensa satisfação poder trabalhar com uma marca global, referência em experiências únicas aos fãs de esporte. Compartilhamos os mesmos valores de qualidade, respeito, paixão, protagonismo e diversão responsável nos produtos que criamos. Por isso, enxergamos na Heineken 0.0 o parceiro ideal para desenvolver conosco este projeto."
Conforme a Heineken, o calendário de circuitos para as competições será divulgado em breve.