Grupo Petrópolis é premiado na Copa Brasileira de Lúpulos

Cervejaria ganhou 4 medalhas com variedades de lúpulos plantadas em Teresópolis

variedades premiadas sãocultivadas na fazenda do Grupo em Teresópolis/RJ (Foto: Divulgação)

ATUALIZADA, 28/6/2024, 17:15

o Grupo Petrópolis conquistou quatro medalhas na terceira edição da Copa Brasileira de Lúpulos, realizada no dia 15 de junho. As variedades premiadas foram Chinook, Zeus, Triumph e Triple Pearl, cultivadas na fazenda do grupo em Teresópolis (RJ) e utilizadas no desenvolvimento de cervejas especiais no Centro Cervejeira da Serra, uma microcervejaria junto à fábrica do grupo na cidade fluminense.

Leia mais

Rede científica quer estender lavouras

Produção de lúpulo no Brasil cresce

Uma fazenda urbana de lúpulo em BH

De acordo com Leonardo Penna, especialista em processos industriais do Grupo Petrópolis, a Copa Brasileira de Lúpulos é muito importante para fomentar ainda mais a indústria nacional da plantação de lúpulo.

Em 2023 também participamos da competição e ganhamos com três variedades de lúpulos – Chinook, Triumph (ouro) e Triple Pearl (bronze) -. É muito gratificante vermos que em cada ano conquistamos mais premiações, pois estamos evoluindo e aprimorando os nossos lúpulos.
— Leonardo Penna, especialista em processos industriais do Grupo Petrópolis

Em 2024, o Grupo Petrópolis inscreveu sete variedades da planta, sendo elas Triumph, Triple Pearl, Chinook, Comet, Cascade, Magnum e Zeus, conquistando uma medalha de ouro com a Triple Pearl, duas de prata com a Chinook e Triumph, e uma de bronze com a Zeus, que foram avaliadas por 30 jurados que fizeram a análise sensorial dos lúpulos.

O lúpulo é um dos insumos essenciais para a produção de cerveja, sendo responsável por atribuir aroma, amargor e outras propriedades à bebida. O Grupo Petrópolis iniciou o plantio de lúpulo em 2018, na Serra do Capim, em Teresópolis, com o objetivo de fomentar a cultura de produção do lúpulo no Brasil. Atualmente, possui 7,5 hectares plantados em Teresópolis e em Uberaba (MG) e vem aperfeiçoando cada vez mais o manejo da lavoura, com a seleção de variedades de melhor desempenho, buscando aprimorar as etapas de colheita, beneficiamento e processamento, com ganho de escala na cadeia de produção do lúpulo.