Festival de Cervejas de Inverno movimenta Guarapuava
/Evento na Capital da Cevada e do Malte reúne cervejas de qualidade, gastronomia e bandas
O Festival de Cervejas de Inverno, neste ano em sua sexta edição, se realiza nos dias 13 e 14 de julho em Guarapuava (PR), a cerca de 250 km da capital, Curitiba. O objetivo é mostrar a força das cervejas artesanais da cidade. Com cervejas premiadas em concursos nacionais e internacionais, o festival tem entrada gratuita. É realizado anualmente e esperado pelos apreciadores de uma boa cerveja na cidade e região.
Da cidade de Guarapuava, as cervejarias confirmadas são Água do Monge, Donau Bier, Golden, Hank, Heimdall, Irmandade, Jordana, Metzgerbier, Over Beer e Suábia.
A novidade deste ano é que o evento terá um tap de cervejas convidadas, cervejas RS e cervejas Bicho do Paraná. O TAP RS faz parte da campanha "Juntos pela Cerveja Gaúcha" da Rede Craft e tem como norte o apoio e a solidariedade com a calamidade no Estado. As cervejas confirmadas são das cervejarias Suricato, 4 árvores e DNA Berr.
Já o TAP PR Bicho do Paraná tem como cervejas confirmadas são das cervejarias Moondri, Frohenfeld, Sabores do Malte, Ade Bier e Evil Hops. As bandas movimentam com música do começo ao fim, boa gastronomia de restaurantes locais com opções de hambúrgueres, carnes, pizza, sushi´e bolos típicos alemão da colônia Súabia Entre Rios, além do espaço gamer e amplo espaço kids com monitoria para as crianças.
Com a estrutura do festival montada dentro do Centro de Eventos Cidade dos Lagos, são esperados mais de 20 mil pessoas em um ambiente climatizado e estacionamento. O festival incentiva ao turismo e a cultura cervejeira, apresentando as suas variedades e qualidade das cervejas.
A cidade de Guarapuava é um grande polo produtor de cevada, a cidade tem também a maior maltaria da América Latina e está em trâmite no Governo o projeto de lei nº 2181/2023, que confere ao município de Guarapuava, o título de “Capital Nacional da Cevada e do Malte”.
A cidade também chama atenção pelas excelentes cervejas que são produzidas, exemplo é a Água do Monge Cervejaria que com 3 anos de existência já acumula diversas medalhas em concursos nacionais e internacional. Destaque para a Saison Pitaya que acumula 11 medalhas nacionais e internacionais, 2023 foi considerada a melhor cerveja Brasileira pelo Concurso Copa Cerveza de America e em 2022 a melhor cerveja da America Latina pelo mesmo Concurso. Já a Saison Chardonnay foi reconhecida como melhor cerveja do estilo Biére de Garde & Saison no concurso World Beer Awards em 2023.