Ablutec reúne cervejarias para apresentar novidades do Festival Brasileiro da Cerveja

Encontro online decidiu que o evento de 2025 será em 2 pavilhões da Vila Germânica

Evento é um dos principais do calendário cervejeiro no Brasil (Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação)

ATUALIZADA, 3/4/2024, 20:40

Uma reunião entre a organização e representantes de cervejarias do país definiu novidades para o próximo Festival Brasileiro da Cerveja (FBC), a ser realizado entre 12 e 15 de março de 2025 (quarta a sábado), em Blumenau (SC), a Capital Brasileira da Cerveja. A conversa on-line, realizada nesta quarta-feira (3), reuniu profissionais de 70% das cervejarias participantes do FBC 2024, para discutir inovações para o evento. Na ocasião foi firmada a criação de um Conselho Consultivo, com representantes de todas as regiões do país.

A primeira decisão é a opção pela realização do FBC em dois pavilhões da Vila Germânica, com cerca de 120 expositores. Já estão confirmadas cervejarias de seis Estados.

A Semana Brasileira da Cerveja também congrega o Concurso Brasileiro (CBC), a Feira, o Congresso Internacional e a entrega da Comenda da Cerveja Brasileira.

Este evento é dos cervejeiros, e sua opinião é essencial para melhorias e novas tendências. O concurso não para de bater recordes em número de amostras inscritas e de jurados internacionais. E a comenda foi uma inovação que perdurará, reconhecendo os nomes mais importantes deste mercado.
— Develon da Rocha, presidente da Semana Brasileira da Cerveja

Marcos Schiavoni, mestre cervejeiro da Sabores do Malte - a mais premiada no CBC - enalteceu a criação do Conselho.

Este relacionamento é essencial para o sucesso dos próximos Festivais.
— Marcos Schiavoni, mestre cervejeiro da Sabores do Malte, a mais premiada no CBC

Entre as decisões do Conselho Consultivo estão inovações na programação musical, a atração ainda maior de visitantes de outras regiões do Brasil e estrangeiros e adequações ao desejo de um público em constante transformação.

"Queremos entregar um Festival que agrade tanto aqueles que frequentam o Festival há anos quanto esta nova geração, que está começando a apreciar uma boa cerveja", explicou Rocha, adiantando que haverá espaço gratuito no FBC para as premiadas como melhor cervejaria do seu estado no CBC. Ao final, ficou agendada a primeira reunião do Conselho Consultivo para a segunda quinzena de maio.