Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau tem apoio da Abracerva e da Acerva Brasil

Entidades de cervejarias independentes e cervejeiros artesanais confirmam participação no evento

Festival, com eventos paralelos, se realiza de 12 a 15 de março de 2025 em Blumenau (Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação)

A organização do Festival Brasileiro da Cerveja que se realiza de 12 a 15 de março em Blumenau (SC) confirmou esta semana o apoio da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) e da Federação Brasileira das Acervas (Acerva Brasil) são apoiadoras do evento. Uma representa as cervejarias independentes; e a outra, os cervejeiros que produzem a bebida em casa, de forma artesanal. A Associação Capital Brasileira da Cerveja, que assumiu o evento na cidade catarinense após o desentendimento da prefeitura com a Ablutec, destaca o apoio da Abracerva e da Acerva Brasil como uma mostra da "grande reunião do mercado cervejeiro nacional e todos os seus protagonistas" com que pretende caracterizar o festival e seus eventos paralelos.

Para Péricles Espíndola, presidente da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, a relação com a Abracerva é uma via de mão dupla: assim como a entidade vai contribuir com o evento, o Festival vai potencializar a atuação da entidade.

Nós entendemos a importância em ter uma associação que representa as pautas das cervejarias independentes durante todo o ano e vamos contribuir para que a associação se fortaleça.
— Péricles Espíndola, presidente da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja

O presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino, diz que o Festival está 100% alinhado a esta edição que "será realizada justamente por uma associação de cervejarias sem fins lucrativos".

O grupo de diversidade da Abracerva está trabalhando com a nova gestão do evento colocando em prática o respeito e a inclusão que acreditamos ser o melhor para as pessoas e para o mercado. Estaremos presentes no evento, que é um exemplo de como o setor privado é capaz de atuar em conjunto com o poder público, de forma transparente e em favor do bem comum.
— Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva

Carlo Bressiani, da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), que participa da organização dos eventos em Blumenau, destaca que os cervejeiros artesanais, que produzem em casa, são protagonistas da disseminação da cultura cervejeira e muitas marcas que hoje fazem a história do mercado nacional começaram com a produção caseira.

Não há encontro do mercado cervejeiro sem os cervejeiros artesanais. Eles fomentaram várias inovações e são muito respeitados por todos que conhecem a história da cerveja no Brasil. Estamos muito felizes em tê-los conosco.
— Carlo Bressiani, diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte

Oscar de Freitas Junior, presidente da Acerva Brasil, diz que a entidade apoia eventos que fomentam o mercado, especialmente quando eles são "de cervejeiro para cervejeiro".

Sabemos que a formação de boa parte do mercado brasileiro se deu através da produção artesanal, das trocas com outros cervejeiros que também produziam em casa. Estarmos envolvidos na programação do Festival Brasileiro da Cerveja chancela o importante papel das Acervas para esse setor.
— Oscar de Freitas Junior, presidente da Acerva Brasil

A programação do Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau ocorre de 12 a 15 de março de 2025. São cinco eventos. O festival ocorre das 17h às 21h, e tem o formato de degustação livre. A Festa Brasileira da Cerveja se realiza também de 12 a 15 de março, a partir das 19h, com atrações musicais e estandes de 30 cervejarias.

Para o mercado, a programação conta com o Concurso Brasileiro de Cervejas, que reúne especialistas brasileiros e estrangeiros para avaliarem os rótulos nacionais, o Congresso Brasileiro de Cervejas, que realiza disseminação técnica de informações sobre o produto e o mercado, e a Feira Brasileira da Tecnologia Cervejeira, com uma amostra de matérias-primas, equipamentos e outros insumos para o mercado.

O Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau é uma organização da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, com o apoio da prefeitura. Mais informações: nas redes sociais @festivalbrasileirodacerveja e no site www.festivaldacervejablumenau.com.br.

Entenda o conflito em Blumenau

Desde 9 de março de 2017, quando foi assinada a lei 13.418/2017, na Câmara dos Deputados, Blumenau é a Capital Nacional da Cerveja. Nessa cidade catarinense, até março passado, quem organizava os principais eventos cervejeiros, como o Festival Brasileiro da Cerveja e o Concurso Brasileiro de Cervejas, era a Ablutec, mas um desentendimento com a prefeitura e com entidades e cervejarias que viriam a criar a Associação Capital Brasileira da Cerveja levou a Ablutec a anunciar o festival, o concurso e eventos paralelos em outra cidade catarinense, Balneário Camboriú, e desde então uma batalha judicial está sendo travada.

O que diz a associação:

Em relação às dúvidas apresentadas pelo portal Beer Art, esclarecemos que a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja é uma associação civil sem fins lucrativos. Cabe ressaltar que tanto o estatuto quanto o enquadramento fiscal da associação permitem a realização de eventos. Neste sentido, o questionamento da entidade referenciada não só não se aplica, como demonstra desconhecimento sobre o funcionamento de entidades sem fins lucrativos.

Ressaltamos ainda que nos surpreende que um Sindicato presidido pelo mesmo executivo que presidia a antiga organizadora do Festival Brasileiro da Cerveja esteja sendo usado para este tipo de divulgação.