Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau já tem 100 marcas confirmadas
/Edital está aberto até 4 de setembro, e o objetivo da organização é refletir o mercado brasileiro
ATUALIZADA, 29/8/2024, 11:28
Todas as regiões do país terão suas cervejas representadas no Festival Brasileiro da Cerveja que ocorre de 12 a 15 de março de 2025 em Blumenau (SC). A organização trabalha para que as 250 cervejarias que vão participar do inédito formato do evento, com degustação livre e mais contato com os cervejeiros, reflitam as proporções do mercado nacional. Já são mais de 100 cervejarias confirmadas.
O edital, que está aberto até o dia 4 de setembro, prevê que as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte tenham 30 vagas distribuídas livremente entre os estados. Já no Sul e Sudeste, que concentram o maior número de cervejarias, a divisão será feita por estado. Mais informações estão no site oficial do evento: www.festivaldacervejablumenau.com.br.
Péricles Espíndola, presidente da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, comenta que o retorno de marcas que há muitos anos não vinham a Blumenau e a estreia de cervejarias no evento mostram o novo momento do Festival Brasileiro da Cerveja. “Teremos em 2025 um grande encontro cervejeiro nacional como há muito tempo não tínhamos”, espera ele.
Outro destaque entre as primeiras confirmadas, segundo ele, são as cervejarias que estão retornando ao evento depois de alguns anos. "São pelo menos 15 marcas que já não vinham ao Festival e, a partir do novo modelo, voltam a Blumenau", diz. O número de estreantes também chama a atenção: das 45 confirmadas, 20 estarão no evento pela primeira vez.
A primeira lista de marcas confirmadas (confira a lista atualizada, que já chegou a 100, no site oficial do festival):
- Água do Monge
- Alles Blau
- Amazon Beer
- Balbúrdia Cervejeira
- Basáltica
- Bastards Brewery
- Bierland
- Brewteco
- Browe
- Cerveja Avós
- Cerveja Blumenau
- Cervejaria Louvada
- Colombina
- Container
- Cozalinda
- Crulls
- Dádiva
- Das Bier
- Demonho
- Enigma
- Everbrew
- Fermi
- Godheim
- Hop Bros
- Juan Caloto
- Kewitz
- Liffey
- Mafiosa
- Maniba
- Marek
- Masterpiece
- Mills
- Omas Haus
- Piwo
- Proa
- Sacramento
- Scholer's
- Segredos do Malte
- Stannis
- Stier Bier
- Tarin
- Three Lions
- Turatti
- Unicorn
- Verace
O Festival Brasileiro da Cerveja é uma organização da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, com o apoio da prefeitura de Blumenau e da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM).
'Mais cervejarias, com mais equidade'
Além da "maior diversidade de cervejarias da história do Festival Brasileiro da Cerveja", a organização definiu pelo modelo de degustação livre também a partir da promoção da equidade entre as marcas. "Os estandes são padronizados em tamanho, layout e quantidade de rótulos. O evento nasceu com o objetivo de apresentar cervejarias e cervejas para o público e isso vai acontecer de uma forma inédita", comenta Péricles.
A presença obrigatória de integrantes do times da cervejarias - e a recomendação para que seja o cervejeiro - também contribui para o retorno do Festival ao seu DNA. "O público que gosta de cerveja, que aprecia o produto, quer conversar com quem criou, trocar ideias sobre as escolhas de ingredientes, tirar dúvidas sobre a produção. É isso que voltará a acontecer em Blumenau", completa o executivo.
Uma nova agenda: a Festa Brasileira da Cerveja
Uma nova programação complementa o calendário cervejeiro de Blumenau: a Festa Brasileira da Cerveja. Nela, serão 30 cervejarias com número ilimitado de rótulos diferentes, além de uma programação gastronômica e de atrações musicais. "Nós entendemos que há vários públicos que vêm à Capital Brasileira da Cerveja: desde os apaixonados que aproveitam o evento para conversar com o cervejeiro e querem conhecer cervejarias de todos os estados brasileiros até aqueles que gostam muito da bebida, mas chegam com o intuito de confraternizar. Teremos atrações para ambos", comenta Péricles.
Neste formato, o público poderá comprar as cervejas no copo do evento. A previsão é de que os ingressos tenham valores acessíveis, para que um grande público possa acompanhar.
Como é a estrutura da organização do Festival de Blumenau
A prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, anunciou no dia 10 de junho os parceiros privados responsáveis por organizar na cidade catarinense em 2025 o Festival Brasileiro da Cerveja, o Concurso Brasileiro de Cervejas, o Congresso Técnico-Científico e a Feira de Comercial para Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços. O anúncio ocorreu semanas depois de a tradicional organizadora do festival, a Ablutec, ter anunciado a transferência para Balneário Camboriú (SC) - a divergência pode levar a uma duplicidade de eventos em março próximo ano - para entender, leia aqui o anúncio dos eventos na cidade litorânea e aqui um vídeo em que o presidente da Ablutec, Develon da Rocha, contesta a prefeitura de Blumenau.
A Escola Superior de Cerveja e Malte, fundada e com sede em Blumenau, fará a coordenação técnica do Concurso Brasileiro de Cervejas, do Congresso Técnico-Científico e da Feira Comercial anunciados pela prefeitura local.
A Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, associação composta por cervejarias de Blumenau, fará a gestão do Festival Brasileiro da Cerveja, voltado para turistas e público em geral, apresenano-se como "a primeira associação cervejeira organizadora de evento de grande porte no país".
Conforme a prefeitura e os parceiros, "o objetivo é retomar a relevância dos eventos, cujas marcas, conceituação e legado cultural são patrimônios de Blumenau, assinalando a importância da cidade para o segmento cervejeiro artesanal do Brasil, e reafirmando o título de 'Capital Brasileira da Cerveja' para a cidade de Blumenau".
O município busca com a parceria promover os eventos cervejeiros em âmbito nacional e internacional como parte da identidade de Blumenau, Capital Brasileira da Cerveja, zelando pelo seu bom nome, preservar e proteger o patrimônio material e imaterial a eles vinculados, bem como promover a cidade de Blumenau, não apenas com foco de entretenimento no segmento cervejeiro, mas também como importante hub de conhecimento científico, acadêmico e educacional, gerando conhecimento e perpetuando Blumenau como polo do segmento cervejeiro brasileiro.
Conforme a prefeitura de Blumenau, o modelo proposto para o Concurso Brasileiro da Cerveja trará receita nova para o turismo da cidade, pois preverá que 10% da receita bruta das inscrições do concursoseja revertida para o Fundo Municipal de Turismo, de composição público-privada, mediante investimento dos recursos aferidos exclusivamente em ações de fortalecimento de Blumenau como "Capital Brasileira da Cerveja", em divulgação, infraestrutura e outros.
A Escola Superior de Cerveja Malte deverá garantir uma participação mínima de 25% de jurados internacionais na avaliação das amostras, garantindo visibilidade junto aos principais mercados cervejeiros internacionais; deverá também manter curadoria de associação cervejeira reconhecida, que será interlocutora do evento junto ao segmento; ademais, o evento acontecerá no Parque Vila Germânica (Setor 4), algo que não ocorre há alguns anos.
A ESCM também será responsável pela programação do Congresso Técnico-Científico, importante momento de produção de conhecimento acadêmico para o mercado cervejeiro, buscando para as palestras e fóruns de discussão alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais da área. Já a Feira Comercial de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços terá edição novamente realizada após vacância de tempo, no Setor 1 do Parque Vila Germânica, onde os principais fabricantes de equipamentos poderão apresentar as novas tecnologias do mercado cervejeiro para público seleto, trazendo oportunidades de novos negócios.
Inspiração no Great American Beer Festival para o Festival
Para a realização do Festival Brasileiro da Cerveja, a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja – composta exclusivamente por cervejarias e empresas do segmento cervejeiro local – propõe um modelo inspirado no maior evento cervejeiro do mundo, o Great American Beer Festival, dos Estados Unidos, "que possibilitará uma redução significativa de custos das cervejarias participantes do Festival, uma das grandes críticas aos modelos atuais de eventos craft".
O modelo proposto consiste em exposição e comercialização compartilhada de cervejas artesanais de todo Brasil, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. As cervejarias encaminharão seus barris diretamente para a organização do evento, que será responsável pela operação de vendas. O foco será em público amante de cervejas artesanais, uma vez que a degustação neste pavilhão será livre, mediante aquisição de acesso específico.
Já o Setor 2, maior dos pavilhões do Parque Vila Germânica, terá apresentações musicais locais e nacionais, com estandes individuais de cervejarias no formato tradicional e já conhecido de eventos cervejeiros, com consumo e pagamento por amostra, além de variadas opções de gastronomia e ações de live marketing. O Festival, com foco no mercado independente de cervejarias, não permitirá a participação de grandes grupos econômicos cervejeiros, tanto como participante, assim como patrocinando o evento.
Serviço
- O quê: Festival Brasileiro da Cerveja e Festa Brasileira da Cerveja - a programação conta também com o Concurso Brasileiro de Cervejas, o Seminário Técnico Internacional de Cervejas e a Feira Brasileira da Tecnologia Cervejeira
- Quando: 12 a 15 de março de 2025 (o Festival das 17h às 21h, com o formato de degustação livre, e a Festa, a partir das 19h, com atrações musicais e estandes de 30 cervejarias)
- Onde: Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC
- Como: mais informações nas redes sociais @festivalbrasileirodacerveja e no site www.festivaldacervejablumenau.com.br