Família investe no mercado de cervejas
/Com os pais e a irmã, a arquiteta Luiza expande negócio de cerveja para novas cidades por meio de franquias
Aos 27 anos, a arquiteta Luiza Caroline de Abreu sentiu a necessidade de investir em um negócio próprio, paralelo à sua atividade profissional, de responsável técnica em uma incorporadora. Residente em Curitiba, terra natal da rede de franquias Mestre-cervejeiro.com, que hoje tem 65 lojas espalhadas pelo Brasil, a jovem experimentou entrar nesse universo.
Começou adquirindo uma unidade já em funcionamento, a loja do Ecoville, na capital paranaense. Tomou gosto não apenas pela variedade de estilos que passou a conhecer, mas também pelas franquias da rede, a ponto de convencer também os pais, Cirilo e Angela, a seguirem seu caminho e de a irmã, Leticia, assumir a coordenação do marketing das lojas e dos eventos. Três anos depois, a família opera três unidades no sul do país e planeja em breve adicionar mais duas.
"Quando decidi investir, eu não entendia de cerveja, então resolvi estudar", lembra. Luiza conta que uma das decisões acertadas foi ter contratado um sommelier, Vítor Lima. "Aprendi bastante com ele. É meu braço direito."
Já mais segura, em meados do ano passado, diante da oportunidade de assumir a Mestre-Cervejeiro.com Balneário Camboriú (SC), ela manifestou aos pais o interesse. "Eles viram que a Ecoville estava indo bem, e aí eles mesmos resolveram investir", afirma. O casal se mudou para a cidade no litoral catarinense, a cerca de 200 quilômetros de Curitiba, para tocar a loja. "Eles também se realizaram", diz, Luiza. "E eles também não eram grandes conhecedores de cerveja."
Há dois meses, a família comprou a terceira unidade, a franquia de Meia Praia, a 20 minutos de Balneário, que os pais também cuidam. Ela se especializou na gestão do administrativo e do financeiro das lojas, e os pais se dedicam à operação. A família agora quer abrir uma em Florianópolis e uma em Itajaí, no litoral norte catarinense. "Eu que puxei a família inteira", diz Luiza. "Hoje os meus pais são apaixonados pelo negócio."
Além de se orgulhar de ter tomado a frente na iniciativa, Luiza destaca o esforço de trazer mais mulheres para a liderança do meio cervejeiro. "É uma bandeira que eu levanto", diz. "A gente nota que, quando uma mulher está à frente na loja, as clientes se sentem mais à vontade."
Como funcionam as franquias da Mestre-Cervejeiro.com
Fundada há mais de uma década por Daniel Wolff, que além de empreendedor é professor de cursos voltados para o segmento e jurado dos principais concursos cervejeiros do mundo, a Mestre-Cervejeiro.com nasceu com o propósito de disseminar a cultura da cerveja no Brasil. Tem três modelos de franquia, incluindo quiosque a partir de 12 m², loja de rua (cerca de 40 m²) e loja-container (a partir de 12 m²).
Oferece aos franqueados treinamentos sobre produtos e a cultura da cerveja, equipe de sommeliers disponível para consultas e treinamentos, negociações exclusivas para a rede e produtos próprios e exclusivos para venda, entre outras vantagens.
Hoje tem 65 lojas espalhadas por 20 Estados do país, mais de 500 cervejarias cadastradas, possui cervejas da marca própria e mais de 200 mil seguidores impactados por mês pelos canais digitais.