Abracerva quer o reconhecimento de estilos brasileiros de cerveja
/3ª Copa Cerveja Brasil inclui novos estilos com madeiras, ingredientes e técnicas nacionais
A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), entidade que "tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira", também está empenhada no reconhecimento de estilos nacionais e autênticos da bebida preferida do país. Para isso, incluiu no regulamento da 3ª Copa Cerveja Brasil, concurso que irá escolher as melhores cervejas das cinco regiões do país, estilos tipicamente brasileiros.
Além daqueles normalmente considerados em competições cervejeiras (como os do Guia internacional da Brewers Association), a entidade adicionou quatro novos estilos ao seu regulamento. A associação quer disseminar os estilos Brazilian Wood and Barrel Aged, que utiliza madeiras brasileiras (como Amburana, por exemplo) para maturar cervejas e Brazilian Wood and Barrel Aged Sour Beer, que se difere da anterior por apresentar também acidez derivada da exposição a microorganismos.
Outras duas categorias brasileiras presentes na Copa Cerveja Brasil são a Brazilian Pale Ale - que propõe o uso das matérias primas produzidas e beneficiadas a partir de técnicas e tecnologias brasileiras -, e a Brazilian Hop Beer, em que o fundamental é a utilização de lúpulo nacional, que vem ganhando volume de produção e expressão no mercado.
A coordenadora do concurso, Fernanda Bressiani, explica:
"Os estilos cervejeiros se consolidam quando a comunidade se apropria deles, entende o que eles representam e valoriza suas características."
Também está no regulamento o estilo Catharina Sour, já reconhecido pelo guia internacional do Beer Judge Certification Program (BJCP):
"Queremos destacar os sabores brasileiros e dar visibilidade à criatividade e técnica das cervejarias nacionais”, avalia Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva. "Por isso mesmo estamos dividindo a Copa em etapas regionais: tornando o concurso mais acessível e destacando as iniciativas regionais."
Os julgamentos da 3ª Copa Cerveja Brasil serão realizados ao longo do segundo semestre do ano em Vitória, Brasília, Salvador, Belém e Curitiba e, na final, em São Paulo. Podem se inscrever cervejarias das respectivas regiões - que receberão também feedbacks técnicos de seus produtos, feitos por especialistas. Serão premiadas as melhores cervejas por categoria e eleitas as melhores cervejarias, microcervejarias, brewpubs e marcas ciganas de cada região.
As cervejas receberem medalha nas regiões disputam a final nacional que este ano será realizada em São Paulo. E as amostras classificadas com medalha de ouro na final receberão inscrições gratuitas para o World Beer Cup 2024, um dos mais concorridos e prestigiados concursos do Mundo, nos Estados Unidos.
Conexão Cerveja Brasil
A 3ª Copa Cerveja Brasil compõe o Conexão Cerveja Brasil, projeto que agrega empresários, profissionais, representantes do poder público e consumidores de cerveja artesanal. Também integram o projeto o Congresso Cerveja Brasil e o Festival MeuChope, recheado de rótulos artesanais de cada região. O Conexão Cerveja Brasil é uma iniciativa da Abracerva, com co-realização da startup MeuChope e apoio da Abralatas entre outros representantes do setor.
Para acessar os links de inscrições e regulamentos de cada etapa, clique aqui.
Agenda 2023
- Sudeste - Vitória (ES): 25 a 30 de julho
- Nordeste - Salvador (BA): 16 a 20 de agosto (nova data)
- Centro-Oeste – Brasília (DF): 13 a 17 de setembro
- Norte – Belém (PA): 18 a 22 de outubro
- Sul - Curitiba (PR): 14 a 19 de novembro
Final em São Paulo: 5 a 10 de dezembro