Cruls lança Elipse, 2ª cerveja da série Cosmos

Linha da marca do Distrito Federal é dedicada ao universo das India Pale Ale (IPAs)

New England IPA leva os lúpulos Citra, Sabro, Mosaic, Vic Secret e Columbus (Foto: Divulgação)

A cervejaria Cruls, de Santa Maria (DF), lançou nesta terça-feira (16/11) a Elipse, uma New England IPA feita com os lúpulos Citra, Sabro, Mosaic, Vic Secret e Columbus. Esta é a segunda cerveja da série Cosmos, linha dedicada exclusivamente ao universo das India Pale Ale (IPAs), uma das categorias mais populares da cena cervejeira artesanal no mundo:

Assim como na Origem, primeira cerveja da série Cosmos, a arte do rótulo da Elipse também é assinada pelo artista visual Taiom. O nome Cosmos faz menção ao ofício do líder da Missão Cruls, o belga Louis Ferdinand Cruls. Astrônomo e cientista, ele esteve à frente do grupo que saiu do Rio de Janeiro no fim do século 19 a fim de demarcar a área no centro do país que, futuramente, abrigaria a capital do Brasil.

Marcos de Paula, gerente de qualidade e inovação da Cruls, explica que a Elipse foi inspirada em uma receita da Cruls que fez muito sucesso em 2020: a CXP02 Citra & Sabro, rótulo da série experimental CXP:

“Dá para dizer que a Elipse é uma versão 2.0 da CXP02. Fizemos algumas modificações na composição de maltes e de lupulagem, de modo a melhorar um conjunto que já era bom. O mais interessante da Elipse é que tivemos a oportunidade de usar lúpulos em diferentes formatos, como lupomax e aromahop. De forma geral, dá para dizer que esses formatos trazem o fino do fino do lúpulo, concentrando os compostos mais importantes dessa matéria prima. Isso reflete positivamente nos aromas e sabores da cerveja.”

A Elipse já está disponível em lata no site da Cruls, em lata e chope em pontos de venda especializados de todo o Distrito Federal. Apenas cinco barris de chope foram disponibilizados. O teor alcoólico é de 5,7%,o amargor, de 42 IBUs. Além de chope, a cerveja está disponível em latas 473ml, à enda no site da Cruls, com entregas em todo o DF, Luziânia e Valparaíso.

Onde encontrar o chope Cruls Elipse (DF)

  • Carcará Hamburgueria (Taguatinga)
  • Galpão 17 (SIA)
  • Iracema Bar (Asa Norte)
  • Metabeer Tap House (Asa Sul)
  • Santuário (Asa Norte)