Cruls celebra 4 anos com cerveja de guarda e série de IPAs

1892 é uma American Strong Ale com potencial de envelhecimento, e Origem, uma New England Double IPA

A 1892 é uma referência à data de início da Comissão Exploradora do Planalto Central, também conhecida como Missão Cruls (Foto: Divulgação)

A 1892 é uma referência à data de início da Comissão Exploradora do Planalto Central, também conhecida como Missão Cruls (Foto: Divulgação)

Para celebrar o aniversário de quatro anos, comemorado no dia 29 de julho, a cervejaria Cruls, de Santa Maria (DF), lança duas novas cervejas: 1892, uma American Strong Ale de 9,8% de teor alcoólico com potencial de envelhecimento, e Origem, cerveja do estilo New England Double IPA que dá início à série Cosmos, linha especial de IPAs da cervejaria.

As duas novas cervejas fazem parte de um resgate às origens da marca. De um lado, a 1892 é uma referência à data de início da Comissão Exploradora do Planalto Central, também conhecida como Missão Cruls. Além disso, trata-se de um produto inspirado na primeira cerveja feita pela Cruls, ainda em 2017: a Red IPA, rótulo que atualmente compõe a Linha Padrão da cervejaria.

Do outro lado, a série Cosmos faz menção ao ofício do líder da Missão Cruls, o belga Louis Ferdinand Cruls. Astrônomo e cientista, ele esteve à frente do grupo que saiu do Rio de Janeiro no fim do século 19 a fim de demarcar a área no centro do país que, futuramente, abrigaria a capital do Brasil. Os rótulos desta série serão assinados por diferentes artistas locais, sendo o artista visual Taiom o responsável pelos dois primeiros.

Marcos de Paula, gerente de qualidade e inovação da Cruls, comenta que a ideia da 1892 se deu após perceber que havia potencial guarda na Red IPA.

“Isso é algo que notamos desde o início da cervejaria, praticamente. Depois de testes, percebemos que a Red IPA se comportava bem com o passar do tempo, desenvolvendo características sensoriais agradáveis. Para a 1892, o que fizemos foi dar uma “turbinada” na Red IPA, promovendo algumas alterações na receita dela de modo a construir uma estrutura de cerveja ainda mais adequada para envelhecimento”, explica.

A respeito da Cosmos, Marcos comenta que a Cruls decidiu entrar de cabeça no universo das IPAs depois de acumular conhecimento e experiência com rótulos anteriores da cervejaria.

“Nós resolvemos desvincular as IPAs da CXP, outra série nossa, e fazer cervejas dessa categoria de todas as vertentes possíveis. Desta forma, conseguiremos conversar com outros segmentos do público cervejeiro”, diz.

Pedro Capozzi, gerente de operações e sócio fundador da Cruls, destaca também a qualidade da matéria-prima que vem sendo utilizada pela cervejaria.

“Atualmente, temos disponíveis insumos excelentes, escolhidos a dedo. Por exemplo, sacas fechadas de lúpulos vindas diretamente dos Estados Unidos. Isso, sem dúvidas, traz um impacto bastante positivo para nossas receitas.”

Pedro lamenta que o quarto aniversário da cervejaria, assim como o terceiro, também tenha se dado em meio a pandemia, mas afirma que a Cruls está esperançosa para a próxima celebração.

“Em 2020, tínhamos a impressão de que a pandemia duraria menos do que está durando, mas temos muita esperança para o ano que vem, principalmente com o avanço da vacinação. Quase metade da vida da Cruls se deu neste cenário, mas acreditamos que as coisas vão melhorar e em 2022 poderemos celebrar juntos o nosso quinto aniversário”, afirma.

As novas cervejas, conforme a apresentação da Cruls:

1892 American Strong Ale

1892 é o ano inaugural da Missão Cruls, Comissão Exploradora do Planalto Central que, nesta data, saiu do Rio de Janeiro com destino ao centro do país a fim de demarcar a área que futuramente abrigaria a capital do Brasil. Inspirada na Red IPA, primeira cerveja da nossa história, elaboramos a 1892, rótulo comemorativo dos quatro anos da nossa cervejaria. Esta é uma cerveja encorpada, alcoólica, complexa em maltes, lúpulos e com potencial de guarda. Nós recomendamos bebê-la jovem... e com alguns anos de envelhecimento. O tempo e a paciência trarão recompensas. 1892 é um marco para nossa história e uma celebração das nossas origens.

ORIGEM é o primeiro rótulo da COSMOS, série especial de IPAs (Foto: Divulgação)

ORIGEM é o primeiro rótulo da COSMOS, série especial de IPAs (Foto: Divulgação)

 

Origem - Cosmos

ORIGEM é o primeiro rótulo da COSMOS, nossa série especial de IPAs. Trata-se de uma New England Double IPA feita com cargas generosas dos lúpulos Talus, Amarillo Super Citrus, Idaho 7 e Columbus. COSMOS é o universo em toda sua complexidade. É o conhecido e o desconhecido. Esta série de cervejas é o nosso mergulho no universo das IPAs em busca de resultados ainda não alcançados. Astrônomo, Louis Ferdinand Cruls, cientista líder da Missão Cruls, tinha o universo como objeto de estudo. O nosso objeto de estudo é a cerveja. Esta é a COSMOS.


Serviço:

  • O quê: 1892 American Strong Ale, cerveja comemorativa dos 4 anos da Cruls (9,8% ABV, 115 IBU, disponível em garrafas 500ml), e Origem, série COSMOS (7,5% ABV, 62 IBU, disponível em latas 473ml e chope)
  • Onde:

Chope Origem disponível nestes locais (DF):

  • Carcará Hamburgueria (Taguatinga)
  • Cervejaria Julius (Guará II)
  • Cervejaria Madstein (Núcleo Bandeirante)
  • Iracema Bar (Asa Norte)
  • Mosaic (Sudoeste)
  • Como: ambas disponíveis no site da Cruls, com entregas em todo o DF, Luziânia e Valparaíso. Envios para todo Brasil via loja virtual