Cervejaria Colorado cria movimento para beneficiar abelhas nativas

Ações preveem meliponários urbanos, replantio de área de 40 mil metros quadrados e site educativo

Conforme a cervejaria fundada em Ribeirão Preto, as ações vão beneficiar mais de 400 produtores e 4 milhões de abelhas (Foto: Divulgação)

Escreva a palavra “abelhas” em qualquer site de busca da internet. Entres as primeiras sugestões apresentadas como complemento aparece “em extinção”. Não é exagero, mas esse inseto, principal responsável pela produção do mel, corre grande risco de não existir mais. E, se a Appia tem o mel como diferencial de sua receita, a Cervejaria Colorado cria um movimento para sua preservação e convida os consumidores a desibernarem para essa importante discussão.

Cervejaria que busca valorizar os ingredientes e a biodiversidade brasileira em suas receitas, a Colorado, dessa vez, quer chamar atenção para uma questão diferente. Poucos imaginam, mas além de produzir o mel, as abelhas são muito importantes para equilibrar o ecossistema do planeta, com a polinização de diversas plantas.

Para chamar a atenção dos consumidores, a marca vai montar dois meliponários urbanos em São Paulo e dois em Ribeirão Preto, com a capacidade para 50 mil abelhas cada. Colocados em locais movimentados das cidades eles vão servir para educar a população sobre a importância desses insetos e sobre como é possível conviver com eles. Somado a isso, a cervejaria pretende replantar um total de quatro hectares (40 mil metros quadrados) de uma área de preservação permanente de Ribeirão Preto, com espécies que são facilmente polinizadas e auxiliam na apicultura. As ações vão beneficiar mais de 400 produtores e 4 milhões de abelhas.

E, para ajudar os consumidores a entenderem um pouco mais sobre o universo das abelhas, Colorado firmou uma parceria com a National Geographic para a produção de diversos conteúdos em um site exclusivo.

A marca já começou a chamar a atenção de seus consumidores. A campanha "Adeus Appia" entrou no ar para alertar as pessoas sobre a importância das abelhas. A ideia é mostrar que o problema vai muito além da extinção de uma das mais adoradas cervejas da marca. A morte das abelhas significa um verdadeiro colapso ambiental.

Guilherme Poyares, gerente de marketing de Colorado, afirma:

“Colorado sempre se preocupou em valorizar aquilo que é do Brasil e toda a diversidade da fauna e da flora do país. Fazemos isso com o uso de ingredientes e com iniciativas. As abelhas são muito importantes para a biodiversidade do planeta. Queremos abrir os olhos dos consumidores para a importância de preservar esse inseto.”