Old Pony aposta em hidromel

Empresa em Mogi-Guaçu se dedica à milenar bebida que inspirou a literatura fantástica

As estrelas da linha Old Pony (Foto: Divulgacão)

As estrelas da linha Old Pony (Foto: Divulgacão)

A fermentação do mel deu origem à bebida alcoólica mais antiga da humanidade (muito consumida, inclusive, durante a Idade Média). O hidromel voltou a ficar famoso recentemente, centenas de anos mais tarde, após a popularização de obras literárias em que é citado, como Harry Potter, Senhor dos Anéis, Robin Hood e Beowulf, além de jogos de RPG.

O boom do mercado de hidromel é parecido com o das cervejas artesanais: os fabricantes caseiros fomentaram a paixão pela bebida levando, cada vez mais, ao aperfeiçoamento e à profissionalização. A OldPony Meadery, que se apresenta como pioneira no segmento no Brasil, está em atividade desde 2013.

A OldPony iniciou sua produção na cidade de Mogi-Guaçu, no interior de São Paulo. Suas primeiras criações foram o OldPony Elfic e o OldPony Dwarfic, um hidromel levemente adocicado e um hidromel seco, respectivamente (ambos integrantes da linha clássica da marca feitos com mel de laranjeira, o que confere a eles notas de frutas amarelas). Ainda nessa linha mais tradicional, hoje, integra o portfólio da empresa também o Aegir, hidromel doce à base de mel de eucalipto.

Além dos clássicos, a Old Pony também aposta em hidroméis especiais: com adição de café; amora e pimenta do reino; e jabuticaba. Há, ainda, as versões frisante e envelhecida em barril de carvalho.

Complementando a carta de produtos, às criações da fabricante nacional se agregam, também, braggots (bebida intermediária entre o hidromel e a cerveja) e vinagres de mel.

Sob o comando dos sócios Alexandre Augusto Peligrini, Gustavo Cabral Trabulsi e Marcos Antônio Rodriguesa, a Old Pony já comercializa seus produtos para cinco estados nacionais, marcando presença em restaurantes, pubs e hamburguerias especializadas nas culturas medievalista e geek.

Alexandre comenta:

"O hidromel é uma bebida fascinante que, mesmo tendo como base ingredientes extremamente simples (mel, água e levedura), dependendo do estilo, pode te proporcionar experiências sensoriais bastante diversas. E nós temos muito orgulho de termos feito parte da inauguração e da evolução desse mercado no Brasil, criando sempre produtos de altíssima qualidade. Nosso principal objetivo, hoje, é seguir trabalhando constantemente para que o segmento se desenvolva cada vez mais e continuar trazendo inovação, criatividade e técnica em nossas receitas. Tudo para proporcionar prazer e bem-estar aos nossos consumidores."

Além da produção de hidroméis, a Old Pony presta consultoria para produtores artesanais caseiros e amadores que querem profissionalizar e regularizar seus produtos e negócios. A hidromelaria também ministra cursos de produção de hidromel, do nível básico ao avançado, e palestras em escolas e faculdades.