Cervejaria Van Been conta histórias em seus rótulos

A marca de cerveja mistura ficção e realidade em homenagem a família holandesa

A família é holandesa, mas a tradição da linha das cervejas é belga (Foto: Divulgação)

Em sintonia com a expansão da cerveja artesanal no Brasil, surgiu a Cervejaria Van Been, com a proposta de "espalhar pelo país a cultura e os sabores dos elementos presentes na bebida, unindo qualidade, rótulos atrativos e preços acessíveis". Neste inverno de 2018, a marca desembarcou em Campinas (SP), seguindo o plano de expansão da cervejaria, que inicialmente, tem como meta produzir 5 mil litros de cervejas por bimestre, e em pouco tempo alcançar 6 mil litros/mês.

Em Campinas, as cervejas serão vendidas no Bierhuis (Rua Tiradentes, 940).

O proprietário da Van Been, Dante Casarotti, destaca:

“Campinas é uma região grande, com bares e pubs de diferentes tipos de público, então levar a Van Been para região é um privilégio e a expectativa é que os consumidores tenham uma experiência única e de qualidade.”

Essa história começou no ano de 2012, quando Casarotti, após ser presenteado pela sua esposa com um curso de fabricação de cerveja caseira, se apaixonou pelo processo e iniciou a produção para seu próprio consumo. Com o sucesso da produção, o hobby tomou a forma empreendedora, com forte ligação da sua história: o nome Van Been é uma homenagem ao sobrenome da família de sua mãe, de origem holandesa.

A produção das cervejas é colaborativa, no meio cervejeiro conhecido como cervejaria “cigana”, que utiliza tanques de outras fábricas para a produção. Com enxuta produção, visando desenvolvimento de sabor com qualidade, o slogan da Van Been é de fácil percepção no gole da bebida, “A cerveja holandesa, de influência belga, nascida no Brasil”. A fábrica escolhida para a produção da cerveja é a Carranca, na cidade de Avaré, interior de SP.

Casarotti, proprietário da Van Been, comenta:

“Como sou apreciador há alguns anos, me tornei seletivo para saborear, dessa forma, para desenvolver as receitas, busquei atender ao paladar de consumidores exigentes como eu, desbravando o universo cervejeiro da melhor forma, com parcerias com fábricas competentes, insumos de primeira e design diferenciado para atrair o público.”

Com característica de empreendedor de sucesso, aprofundou seus estudos sobre a família Van Been (referência para o nome da empresa), e constatou que as aventuras e experiências de vidas de seus antepassados seria uma ótima forma de ilustrar seus produtos, com isso, os rótulos contam um pouco da história da família, com um misto de ficção e realidade.

“A princípio atenderemos no estado de São Paulo, nas cidades de São Paulo, Jundiaí, Campinas, Guarulhos, na região do ABC Paulista e Osasco. Mas, como o mercado está em expansão, crescendo a cada ano uma média de dois dígitos, acredito que seja possível em 2018 outros estados receberem a qualidade das cervejas Van Been, afinal é um produto para um público que gosta de compartilhar informações de qualidade, e isso nos ajudará”, finaliza Casarotti.

As cervejas

As fichas de apresentação dos dois primeiros rótulos da linha da Van Been:

Van Been Pieter De Zeeman - A cerveja conta a o relato do possível último embarque do marinheiro Modiokerto, que recebe um convite para trabalhar em uma refinaria de cerveja no Brasil, e traz consigo uma receita diferenciada, com amargo equilibrado, e um blend de aromas herbal, floral e levemente tropical. O marinheiro que em suas longas viagens para Calcutá, abastecia seu estoque com cervejas.

  • Estilo: Belgian IPA
  • Teor alcoólico: 7,3%
  • IBU: 65

Van Been Happy Blond - De forma lúdica, no rótulo da cerveja consta uma carta de Happy Blond, um holandês que esteve em Recife, explorando as maravilhosas do nordeste junto com seus parceiros Mauricio e Dirk, para inserir a primeira cervejaria no Brasil. Após um período retorna para sua terra, vivendo a liberdade holandesa, apreciando a cultura cervejeira belga e recordando das terras brasileiras. A ideia da bebida é proporciona apreciação lembrando-se do passado, vivendo o presente e sonhando com o futuro.

  • Estilo: Belgian Blond Ale
  • Teor alcoólico: 6,1%
  • IBU: 18