Brasil já tem mais de 600 cervejarias

Levantamento do MAPA dimensiona o mercado no Brasil, o terceiro maior do mundo

Região Sul ultrapassa o Sudeste em número de cervejarias (Foto: Ricardo Jaeger/Beer Art)

Região Sul ultrapassa o Sudeste em número de cervejarias (Foto: Ricardo Jaeger/Beer Art)

O Brasil só perde para a China e os Estados Unidos em produção de cerveja. São 140 milhões de hectolitros (ou 14 bilhões de litros) anuais, e a tendência é crescente nos últimos 30 anos. A quantidade de cervejarias passa da marca de 600. Os números integram um levantamento divulgado em 28 de agosto no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O estudo contribui para dar mais precisão às informações sobre o mercado cervejeiro, que hoje dispõe de escassos estudos.

Enquanto o Brasil produz 140 milhões de hectolitros, a China 460 milhões, os EUA 221 milhões, a Alemanha 95 milhões e a Rússia 78 milhões. Atualmente estão registradas 610 cervejarias no Brasil. Nessa conta figuram apenas as registradas e com fábrica própria, portanto se forem acrescentadas as ciganas (legalmente constituídas com produção em terceiras) e as não registradas no MAPA (ilegais) a quantidade é bem maior.

Somente em 2017 foram concedidos 91 novos registros de estabelecimentos produtores de cerveja. Os autores que assinam o artigo, Eduardo Fernandes Marcusso e Carlos Vitor Muller, descrevem como "notável" o número de estabelecimentos registrados na última década.

cervejarias-no-brasil
 

As cervejarias encontram-se localizadas majoritariamente nas regiões Sul e Sudeste, que somam 83% de todos os estabelecimentos. Os estados da região Sul ultrapassaram recentemente os da região Sudeste no total de cervejarias. Para os autores, "isso evidencia a forte influência da imigração europeia na região que trouxe o hábito de consumir cerveja como um dos seus traços culturais, sobretudo os alemães".

As regiões do Nordeste e Centro-Oeste apareceram nos últimos anos como cenário de novas cervejarias e apresentam um crescimento rápido, bem como a região Norte, porém com uma taxa menor. Quanto ao número de cervejarias por estado, São Paulo, ainda, lidera o ranking nacional com 122 cervejarias seguido de perto pelo Rio Grande do Sul com 119 cervejarias.

cervejarias-brasileiras
 

O patamar de 120 cervejarias de São Paulo e Rio Grande do Sul é bem acima dos demais. Em uma segunda escala estão Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro com uma média de 65 cervejarias. Depois, aparecem Goiás aparece com 20, e na faixa de 10 cervejarias estão Pernambuco, Espírito Santo e Mato Grosso.

cervejarias-brasileiras

Com relação a produtos ao todo as cervejarias brasileiras têm cerca de 7.540 (cervejas e chopes) registrados.

Os autores do artigo concluem: "O acentuado crescimento no número de novos estabelecimentos deve-se principalmente à aberturas de pequenas cervejarias, muitas vezes categorizadas como 'microcervejarias' ou 'artesanais' por seus proprietários e meios de comunicação, porém ainda não há classificação legal aplicável que diferencie este estabelecimento dito micro/artesanal das demais cervejarias, portanto atualmente o Mapa não é capaz de dimensionar o número de (micro)cervejarias artesanais no Brasil".

Para saber mais sobre as cervejarias brasileiras, navegue pelo Portal das Cervejarias criado pela Beer Art. Sentiu falta de alguma cervejaria? Sugira no espaço de comentários desta matéria.

cervejarias-no-brasil