A cerveja certa para a virada

Confira as dicas de Vinícius H. Masutti de como harmonizar os estilos e os pratos para a ceia

Algumas dicas socorrem quem está na dúvida sobre os estilos mais adequados para os pratos da ceia (Foto: Pexels)

Não, não existe a cerveja certa para passar a virada do ano, ao contrário do que disse no título. Isso porque vai depender muito de como será a ceia que você fará. Mas, há escolhas mais adequadas para cada tipo de comida e é disso que vou falar hoje. Seremos práticos e diretos e aqui vou sugerir estilos de cerveja que harmonizam melhor com certos pratos, tradicionais nessa época do ano. Pois então, vamos lá.

Uma regra geral da harmonização é combinar a intensidade do prato, com a da cerveja e procurar estilos em que os sabores da cerveja se assemelham aos da comida, portanto vamos ao cardápio e suas harmonizações.

Peixes/bacalhau:

Para esse tipo de carne, procure cervejas mais claras, menos amargas, com certo dulçor e acidez. Cervejas de trigo, como a Weissbier vão muito bem, porque tem corpo médio, um toque de dulçor e acidez e notas frutadas que combinarão com a carne. Pode escolher também uma Witbier, cerveja de trigo também, mas feita sempre com especiarias, normalmente com casca de laranja (ou outra fruta cítrica) e semente de coentro. Esses sabores vão temperar o peixe. Para ser mais preciso, usaria a Weissbier para o bacalhau e a Wit para outros peixes.

Aves assadas:

Se na sua ceia, vai ter peru, chester ou tender, precisamos de uma cerveja um pouco mais escura, puxando para o castanho, com notas de malte tostado. Eu indico uma Amber Lager, Vienna Lager ou ainda uma Dunkel, porque nesses estilos, se sobressaem notas tostadas, remetendo á casca de pão e castanhas, que certamente vão harmonizar com a aquela pele caramelizada da ave e ao mesmo tempo não são cerveja tão intensas ao ponto de suprimir os sabores delicados da carne.

Pernil ou Lombo:

Caso a carne suína seja a preferência na sua ceia, opte por cervejas bem maltadas, de preferência com notas intensas de tosta. Minha sugestão são cervejas dos estilos Bock, Altbier e Brown Ale, porque ambas tem notas tostadas dos maltes, mas também intensidade de corpo e álcool suficientes para lidar com a untuosidade da carne de porco. Também pode procurar por um estilo chamado Rauchbier, que é feito com malte defumado.

Frutas e castanhas:

Se você vai de leve nessa ceia, e prefere ficar só nas frutas e castanhas, talvez seja interessante arriscar numa cerveja escura, com notas torradas como a Stout ou Porter. As notas torradas, que vão lembrar café e chocolate meio-amargo farão um contraste interessante com o dulçor das frutas. Essas cervejas também vão bem com doces á base de chocolate ou cremes brancos. Mas também pode tentar com cervejas tipo “Sour”, cervejas azedinhas que combinam bem com frutas, procure por estilos como Berliner Weisse.

Saladas:

Leveza e sutileza do prato pedem leveza e sutileza da cerveja. Portanto, se sua escolha for saladas, procure cervejas claras e leves como a Pilsen (German Pils ou Bohemian Pilsener) porque seus sabores sutis de cereal e seu amargor presente, mas moderado combinam bem com salada, principalmente de folhas. Mas pode usar a Witbier, que como contei antes é uma cerveja “temperada” com especiarias, e portanto harmoniza bem com a salada.

Garanto que se tentar uma dessas vai se impressionar com o poder da combinação certa entre cerveja e comida. Para acertar, procure um empório ou bar especializado e peça pelos estilos, ou procure por eles na gôndola do supermercado mesmo. Depois é só colocar pra refrigerar e comemorar a virada do ano com estilo, ou melhor com vários estilos. Saúde, feliz ano novo e boas harmonizações!

Vinícius H. Masutti (Foto: Divulgação)