Bierland inicia produção da cerveja do 5º Concurso Cervejeiro Caseiro

Criador da receita da Baltic Porter vai acompanhar a brassagem na fábrica em Blumenau

Realizado desde 2012, o Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland é uma oportunidade para homebrewers verem a sua receita produzida em grande escala (Foto: Divulgação) 

Atualização: confira aqui o lançamento da cerveja

Vencedor da 5ª edição do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland, Flávio Rodrigues Domingues, de Poços de Caldas (MG), tem a honra de acompanhar na fábrica da Bierland a produção da receita que criou. A brassagem está marcada para a terça-feira (29 de novembro), na cervejaria, em Blumenau (SC). A expectativa é de que a cerveja, com o nome de Mush Porter (estilo Baltic Porter), seja lançada durante o Festival Brasileiro da Cerveja, em março de 2017, na cidade catarinense. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Realizado desde 2012, o Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre as cervejarias artesanais e os cervejeiros caseiros por meio da troca de informações, além de valorizar a produção artesanal e contribuir para o empreendedorismo cervejeiro.

Pumpkin Ale é o estilo da 6ª edição

Os cervejeiros caseiros que também querem ver sua cerveja sendo produzida em grande escala, devem ficar atentos. Para a 6ª edição do Concurso Cervejeiro Caseiro, que será realizado em 2017, o estilo de cerveja escolhido é o Pumpkin Ale, a cerveja com abóbora. Conforme explica o sommelier de cervejas da Bierland, Yuri Holbrich, esse estilo surgiu na época da colonização dos Estados Unidos, país em que há muitas plantações de abóbora.

“Na época, a abóbora foi uma alternativa encontrada para agregar o açúcar necessário para a fermentação da cerveja juntamente com o malte”, explica.

Por muitos anos, as cervejas Pumpkin Ale ficaram esquecidas e voltaram a aparecer na década de 1980.

“O estilo Pumpkin Ale é feito a partir de uma cerveja base, que pode ser de qualquer estilo, e com pedaços, pasta, calda ou outra forma de inserção da abóbora em algumas partes do processo de fabricação do rótulo. Geralmente, essas cervejas possuem um sabor mais adocicado e marcante”, comenta Yuri.

Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rondônia.