Cerveja com chá participa do Concurso Brasileiro

Receita da Cervejaria Cozalinda, de Santa Catarina, utiliza defumado da Tea Shop

O chá escolhido pelo mestre-cervejeiro e sócio da Cozalinda, Diego Simão Rzatki, é o Formosa Tarry Lapsang Souchong (Foto: Divulgação)

Um chá preto defumado da Tea Shop dá personalidade a uma cerveja concorrente no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2019. É a Fumaceira, desenvolvida pela cervejaria catarinense Cozalinda para participar da competição que, com 3.115 rótulos inscritos, é a terceira maior do mundo em número de rótulos em disputa e integra a programação do Festival Brasileiro da Cerveja, de 13 a 16 de março, em Blumenau (SC).

O chá escolhido pelo mestre-cervejeiro e sócio da Cozalinda, Diego Simão Rzatki, é o Formosa Tarry Lapsang Souchong, variedade cuja secagem ocorre ao ar livre sobre fogo feito de pinheiro, conferindo às folhas o tom vermelho escuro, o sabor característico e o aroma defumado.

“Sou cliente da Tea Shop e, no dia a dia de sommelier, sempre pesquiso novos sabores. Fui até a loja em busca de um chá defumado e gostei muito do resultado”, diz Rzatki.

Fundada em 2014, a Cervejaria Cozalinda tem sede em Florianópolis, no bairro Coqueiros, e fábrica em Águas Mornas, na Região Metropolitana. É referência nacional em cervejas ácidas complexas, aquelas que, após a primeira fermentação, passam por um segundo processo de até um ano em barris de carvalho francês. Nesta etapa, leveduras e bactérias – e, no caso da Fumaceira, o chá – conferem à bebida um sabor marcante. No Concurso Brasileiro do ano passado, a Cozalinda ganhou quatro medalhas. Também conhecida por sour beer, a cerveja ácida caiu no gosto do consumidor brasileiro.

A Tea Shop

Com três décadas de tradição, a Tea Shop nasceu em Barcelona e é a maior rede de chás gourmet do Brasil com 28 lojas onde o consumidor tem contato com os chás e infusões vendidos a granel. São mais de 130 blends desenvolvidos com exclusividade em laboratórios na Europa e com selos de procedência que garantem a adoção de práticas sustentáveis de cultivo nos países de origem.

Além disso, a Tea Shop mantém um sistema de rastreabilidade dos produtos para entregar folhas frescas aos apaixonados pelo chá, preservando o aroma e o sabor.

A Tea Shop está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Vitória, Florianópolis, Santos, Gramado, Balneário Camboriú e Canoas (RS).