Carnaval, uma oportunidade para a cerveja artesanal

Faturamento na época da festa é mais de 40% superior ao do restante do ano

O consultor Luciano Fialho chama a atenção para a validade de uma estratégia das microcervejarias para a festa (Foto: Divulgação)

O consultor Luciano Fialho chama a atenção para a validade de uma estratégia das microcervejarias para a festa (Foto: Divulgação)

Durante os dias de folia, os brasileiros têm por hábito gastar mais com cerveja em comparação com os mesmos dias nos demais meses do ano. De acordo com dados da Kantar Worldpanel, especialista global em comportamento de consumo, enquanto que o gasto médio domiciliar com a bebida ficou em R$ 36,18 por mês no ano passado, em fevereiro o valor subiu para R$ 42,87. O levantamento mostra que 17% dos domicílios compraram a bebida em época de Carnaval no ano passado. Todas as classes ganharam lares compradores no período, com o faturamento da categoria chegando a ser 44% maior do que o resto do ano.

As cervejas artesanais também aproveitam esse momento para alavancar seus negócios. Luciano Fialho, mestre-cervejeiro e consultor da Dimer & Fialho chama a atenção para o fato de que a data é propícia para potencializar o segmento, além de atrair novos adeptos. A cada ano, a bebida tem despertado o paladar de muitos consumidores e abocanhando parte do mercado das chamadas brejas.

“A folia de Momo também é o momento de muitas empresas firmarem suas marcas e se aproximaram dos clientes, por meio de ações de relacionamento e experiências, sejam em festas privadas ou disponibilizando rótulos variados em estabelecimentos como opções”, destacou Fialho.