Catharina Sour na Copa Cervezas de América

Concurso adota estilo brasileiro recentemente catalogado pelo BJCP

Inscrições para a Copa Cervezas de América estão abertas até 10 de agosto, ou até se completarem 2 mil concorrentes (Foto: Divulgação)

A edição 2018 da Copa Cervezas de América terá mais uma novidade: a inclusão do estilo Catharina Sour. A decisão foi anunciada recentemente, após o estilo ser catalogado no Beer Judge Certification Program (BJCP). Com isso, a Copa passa a ser o primeiro concurso internacional de cervejas a julgar o estilo que nasceu no Brasil.

O BJCP é o guia de estilos que rege as avaliações da Copa. O presidente do Concurso, Daniel Trivelli, explica que os critérios orientam os juízes e garantem a entrega de um feedback técnico e de qualidade:

"Estamos muito orgulhosos em sermos o primeiro concurso internacional a incluir este estilo local nas avaliações e receber esse tipo de amostras."

Tecnicamente, a Catharina Sour é cerveja clara, refrescante, com uma acidez láctica limpa, adição de frutas e boa carbonatação. A coloração pode variar de acordo com a fruta utilizada. A graduação alcoólica fica entre 4% e 5,5% e o índice de IBUs varia de 2 a 8. Confira aqui a definição oficial do estilo.

O Concurso

A Copa Cervezas de América recebe inscrições até 10 de agosto ou até que as 2 mil vagas disponíveis sejam preenchidas. Podem participar cervejarias comerciais de toda o continente Americano. Para facilitar o envio das amostras e reduzir os custos, o concurso conta com um Centro de Recepção, com câmara fria, em parceria com a Realli Insumos, em São Paulo. Inscrições e outras informações estão disponíveis no site www.copacervezasdeamerica.com