Catharina Sour, um estilo criado por cervejarias de SC

Marcas catarinenses criam estilo próprio para reforçar identidade cervejeira do estado

O estilo catarinense foi definido em conjunto pelos cervejeiros locais e as premissas técnicas foram debatidas em um workshop em 27 de agosto de 2016 (Foto: Divulgação)

Atualizada, 15/11/2021, 16:18

Santa Catarina é uma referência para o mercado cervejeiro do Brasil. Em densidade de cervejarias por habitante, o Estado aparece em primeiro lugar, com 41.443 habitantes por cervejaria registrada, conforme o levantamento do Mapa. Organizadas na Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), as cervejarias anunciaram em 27 de agosto de 2016 um estilo de cerveja artesanal em homenagem à tradição e à inovação que as marcas locais imprimiram no mercado nacional.

Batizado de Catharina Sour, o estilo foi definido em conjunto pelos cervejeiros locais e as premissas técnicas foram debatidas em um workshop naquele sábado. De acordo com Carlo Lapolli, então presidente da entidade (autora de outras iniciativas colaborativas), o passo seguinte era estimular que outras cervejarias façam esse estilo para que ele se consolidasse:

"Já temos algumas marcas que estão produzindo uma cerveja ácida inspirada na Berliner Weisse, como a Lohn Bier, Cerveja Blumenau, Itajahy e Liffey. Já confirmaram que farão também Kairós, Armada e Königs. Agora queremos estimular novos rótulos. Nossa intenção é fazermos um festival desse estilo em novembro, mês de Santa Catarina."

E deu certo. Tanto que menos de dois anos depois, em 4 de julho de 2018, a Catharina Sour foi catalogada o primeiro estilo nacional catalogado por uma das mais importantes instituições de juízes de cervejas do mundo, o Beer Judge Certification Program (BJCP). Desde então, a cerveja ácida com adição de frutas criada em Santa Catarina pode ser julgada em todo o mundo em concursos oficiais que seguem essa normativa.

Em janeiro de 2022, um movimento reunindo dezenas de cervejarias e outros estabelecimentos vai concentrar em um dia lançamentos no estilo. É a segunda ação articulada do Movimento Toda Cerveja, que em setembro organizou um lançamento coletivo no estilo Bitter. Na ocasião, mais de 60 marcas e 200 pontos de vendas de 10 estados brasileiros se envolveram na ação, que teve como foco disseminar os estilos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Mesmo as marcas que não participaram dessa ação podem se engajar agora. A organização fará a divulgação e a cessão de uma identidade visual padronizada para as participantes. Para isso, basta entrar em contato com o @todacerveja no Instagram.

Características da Catharina Sour

Tecnicamente, a Catharina Sour é cerveja de trigo clara, refrescante, com uma acidez láctica limpa, adição de frutas e um nível alto de carbonatação.

"O sabor e aroma de frutas apoiam a acidez e não devem parecer artificial. O caráter de funky de brettanomyces é restringido. Pode conter especiarias para complementar o sabor da fruta", explica Lapolli.