O último fim de semana da Bauernfest

Evento conta com desfiles folclóricos, concursos, grupos de dança típica e gastronomia e chope

Festa germânica reforça o turismo na serra fluminense (Foto: Divulgação)

Festa germânica reforça o turismo na serra fluminense (Foto: Divulgação)

A 30ª Bauernfest, a Festa do Colono Alemão de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, entrou na sua última semana com a expectativa de ficar lotada nos últimos dias, sábado (29) e domingo (30), mas também com grande movimento durante a semana. Com uma das edições mais movimentadas dos últimos anos, o evento continua até o dia 30 com intensa programação, com mais de 100 atrações. Entre os destaques da programação nestes últimos dias estão os desfiles folclóricos, os concursos de chope a metro, as apresentações de grupos de dança típica, além da gastronomia e muito chope.

A festa começou no dia 14 de junho e acontece em diferentes pontos do Centro Histórico da Cidade Imperial. O Palácio de Cristal, um dos principais atrativos do município, é o coração do evento, mas ele também acontece na Praça da Liberdade, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), e em outros espaços particulares.

O prefeito Bernardo Rossi destaca:

“Estamos na última semana e ainda temos muita programação para o público curtir. São atrações para toda a família e para todos os gostos. Além disso, toda a cidade está preparada para continuar recebendo os visitantes, com rede hoteleira, polos gastronômicos e de moda, atrativos e todos os circuitos turísticos à disposição”

Neste fim de semana, que será o último da festa, a programação estará intensa, com as solenidades de homenagem aos colonos germânicos, no dia 29 de Junho – Dia do Colono Alemão (No Obelisco e no Palácio de Cristal); o segundo Desfile das Lanternas, também no mesmo dia, saindo da Avenida Ipiranga, às 19h; e o segundo Desfile Folclórico, no domingo, saindo da Rua da Imperatriz, às 10h. Os dois desfiles percorrem o Centro Histórico até o Palácio de Cristal.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio, destaca:

“Toda a festa tem como foco homenagear a cultura alemã, mas o Palácio de Cristal é onde acontecem as atrações mais tradicionais, com apenas música e danças típicas germânicas. Já na Praça da Liberdade também contamos com outros tipos de música, como MPB, samba, com artistas petropolitanos."

O secretário da Turispetro, Marcelo Valente, completa:

"Temos diversas opções para as pessoas curtirem esta última semana de festa.”

O evento tem recebido milhares de turistas, que têm aprovado a programação e toda estrutura montada para homenagear a cultura germânica.

A jornalista, Cristina Hare, que veio do Rio para curtir a festa com os amigos, comenta:

“Estou surpresa com a festa, nunca tinha vindo. Já fui na Oktoberfest e eu estou vendo que aqui a vibe ainda está melhor. As pessoas estão alegres, estão usufruindo de verdade. As pessoas vêm pra participar mesmo, tem gente dançando, gente comendo. É uma festa de rua, é bem bacana quando você ocupa espaços públicos, não fica restrito, é democrático e permite que as pessoas vivenciem. Não tem como passar e não fazer parte da festa.”

Nesta edição, a expectativa é a de superar as 350 mil pessoas que passaram pela festa no ano passado, uma injeção de R$ 43 milhões na economia local.