Bauernfest maior estimula comércio em Petrópolis

Prefeitura pede aos empresários que comércio funcione todos os dias durante a festa

A Festa do Colono Alemão tem seis dias a mais em 2019 (Foto: Divulgação)

A Festa do Colono Alemão tem seis dias a mais em 2019 (Foto: Divulgação)

Com mais de 350 mil pessoas circulando pela Bauernfest, a festa germânica em Petrópolis (RJ) deve impactar ainda mais na cidade da serra fluminense em 2019. Além de hotéis – que costumam chegar próximo dos 100% de ocupação nos fins de semana – o período é considerado um dos melhores da cidade também para o comércio, restaurantes e serviços. O poder público vem estimulando que empresários de diversos setores abracem ainda mais a festa e preparem um esquema de funcionamento especial para a Festa do Colono Alemão.

Este ano, a festa foi expandida para 16 dias – seis a mais do que no ano passado -, e terá três fins de semana. O evento movimenta a economia e é considerada a segundo maior festa da cultura germânica do país. Em 2018, foram mais de 200 atrações. Ápice da alta temporada, no período, a cidade também recebeu em torno de 880 veículos de turismo e comemorou a alta taxa de ocupação nos hotéis e pousadas, que ultrapassou os 96% nos dois fins de semana da festa. Alguns chegaram a 100% de ocupação. Em restaurantes e lojas, alguns comerciantes calculam até 40% de aumento no movimento se comparado a outras semanas comuns.

Em 2019, chegando à sua 30ª edição, a Bauernfest ocorre entre os dias 14 e 30 de junho, com exceção do dia 20 - feriado de Corpus Christ. Nessa data, a festa não funcionará em função das tradicionais procissões e os tapetes confeccionados durante a celebração católica, mas todos os outros atrativos da cidade estarão de portas abertas para receber turistas e petropolitanos. A expectativa é de que restaurantes, lojas, entre outros também funcionem.

Em reunião com a Turispetro, a empresária Alvanei Abi Daoud, uma das representantes do grupo de empresários da Rua 16 de Março, confirmou que o polo de modas quer estar na programação da festa.

“Já estamos nos movimentando para o evento, vamos enfeitar as lojas e muitas já confirmaram que vão abrir no feriado”, disse.

O mesmo interesse também tem o Valparaíso Gourmet, acrescenta a gestora do polo, Evany Noel:

“Também já estamos conversando com os empresários sobre a Bauernfest e no Valparaíso o turista tem mais opções gastronômicas além da festa”