Cervejaria Bamberg aposta na Kölsch para o Carnaval

Cerveja refrescante é uma das sazonais da premiada cervejaria de Votorantim (SP)

Cerveja é uma homenagem à cidade de Colônia (Köln), na Alemanha, onde se originou o estilo e onde ocorre um dos maiores Carnavais do mundo (Foto: Divulgação)

Seguindo a agenda de sazonais, a Bamberg tem como sazonal para o período de Carnaval a Kölsch, refrescante. A cerveja é uma homenagem à cidade de Colônia (Köln), na Alemanha. Foi lá que se originou este estilo de bebida e onde ocorre um dos maiores Carnavais do mundo.

Premiada com medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2015 e 2014 e prata no International Beer Chalenger (Inglaterra) em 2012, a sazonal tem sabor leve frutado de uva, misturando-se ao condimentado, cítrico, do lúpulo. O malte aparece sutilmente na forma de cereal e caramelo.

De acordo com Alexandre Bazzo, mestre-cervejeiro, sommelier de cervejas e proprietário da Bamberg (cervejaria que contabiliza mais de 150 prêmios nacionais e internacionais), muitos dizem que a Kölsch tem um estilo híbrido, mistura de Ale e Lager.

“Para a Bamberg trata-se de uma Ale com algumas características de Lager, como, por exemplo, o longo tempo de maturação.”

A bebida tem coloração amarela, boa formação de espuma, consistência e cristalinidade. A Kölsch é sentida no início com uma leve doçura proveniente do malte e do frutado da fermentação. Em seguida, a refrescância do lúpulo aparece, não apenas conferindo amargor, mas também sabor condimentado, cítrico e herbal.

“A sensação na boca é de corpo leve, carbonatação média-alta e final seco”, explica Bazzo.

O novo sabor harmoniza com queijo pouco maturado, peixes, frutos do mar, pratos leves e, é claro, com o Carnaval. Tem 4,8% de álcool, deve ser servida em copo cilíndrico de 200 ml. Sua temperatura ideal é entre 4°C e 6°C.