Cervejarias 2cabeças e Freigeist lançam cerveja de torta alemã

Nova colaborativa entre os dois países é uma Baltic Porter com nibs de cacau

Bernardo Couto e Maíra Kimura, da 2Cabeças, e Sebastian Sauer, da Freigest (Foto: Divulgacão)

Bernardo Couto e Maíra Kimura, da 2Cabeças, e Sebastian Sauer, da Freigest (Foto: Divulgacão)

Unindo duas paixões, chocolate e cerveja, a 2cabeças lança o que define como "uma versão líquida da torta alemã". O rótulo é mais uma colaborativa com a cervejaria Freigeist, da Alemanha, e tem seu lançamento nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, no Estação 2cabeças, em Botafogo, das 18h às 23h (saiba mais abaixo).

A Torta Alemã é uma Baltic Porter com nibs de cacau. A cerveja tem 7,5% de álcool e amargor de 30 IBUs. A aveia e o malte Munich trazem a característica de biscoito e textura típica da torta à cerveja. O chocolate é representado pela combinação do nibs de cacau com os maltes tostados. Durante o evento, a cerveja custará R$ 17 (300 ml) e terá combo com torta alemã por R$ 20, além de receitas especiais de hambúrgueres.

Bernardo Couto, da 2cabeças, comenta:

"Quisemos juntar os dois países de uma maneira divertida. O Sebastian, cervejeiro da Freigeist, nunca tinha ouvido falar desse doce, que de alemão não tem nada. No dia da produção, o levamos para provar uma torta holandesa e ele comeu feliz achando que era a alemã. Ainda brincamos com ele, perguntando se ele tinha percebido o genuíno sabor da Alemanha."

O estilo Baltic Porter é pouco comum no Brasil. É uma versão mais potente e tostada da English Brown Porter, fermentada com levedura Lager, dando destaque para o perfil maltado da cerveja. Para dar um toque especial, os cervejeiros escolheram o nibs de cacau de Ilhéus, da Maltez Chocolate Fino. O nibs é a amêndoa do cacau torrada e quebrada em pequenos pedaços, com sabor e aroma bem intensos.


Serviço

  • O quê: lançamento da cerveja Torta Alemã
  • Quando: 23 de fevereiro, das 18h às 23h
  • Onde: Estação 2cabeças (Rua General Polidoro, 168 Loja B, Rio/RJ)