2cabeças lança Stout com pitanga e sal

A cerveja Rio de Colônia é uma colaborativa com a Freigeist, da Alemanha

Cerveja é feita em conjunto com Sebastian Sauer, um alemão apaixonado pelas frutas brasileiras (Foto: Divulgação)

Cerveja é feita em conjunto com Sebastian Sauer, um alemão apaixonado pelas frutas brasileiras (Foto: Divulgação)

Produzida pela carioca 2cabeças e pela alemã Freigeist (da cidade de Colônia), chega ao mercado uma cerveja Stout que junta uma fruta brasileira, a pitanga, com flor de sal, usando a técnica alemã de utilizar sal na cerveja, típica no estilo Gose. É a Rio de Colônia. O lançamento oficial é no dia 21 de maio, no Lupulino, em Botafogo, Rio de Janeiro. Para conferir a ficha com as características da cerveja, clique aqui.

Fruta da Mata Atlântica, a pitanga confere um aroma único à cerveja, que se mistura com o tostado do malte, característico de uma Stout. Quanto à flor de sal, é um sal marinho, mais delicado do que os sais comuns, daí o nome (flor). É considerado o mais puro sal encontrado. São delicados cristais formados na superfície da água e recolhidos de forma artesanal, que secam ao sol, resultando cristais mais crocantes.

A cerveja foi produzida durante a recente visita do cervejeiro da Freigeist ao Brasil. Sebastian Sauer é um apaixonado por frutas brasileiras. Bernardo Couto, da 2cabeças, relembra:

"Conversamos muito até chegar nesta ideia final. Existem muitas Stouts com outras frutas vermelhas, como framboesa, cereja. E por que não usar uma tão típica nossa, a pitanga? Toda vez que bebo lembro da pitangueira que tinha no quintal da antiga casa de praia dos meus avós, especialistas em caipirinhas de pitanga".

As cidades do Rio e Colônia são palcos dos maiores carnavais do mundo, e isso se refletiu na receita: um estilo inglês, feito por alemães e brasileiros, com lúpulos da Alemanha e uma fruta do Brasil. Um carnaval. No rótulo, um personagem clássico da festividade alemã, o "Karneval Prinz" (Príncipe do Carnaval), aparece com uma cabeça de pitanga curtindo o carnaval carioca.

Maíra Kimura, cervejeira da 2cabeças, ressalta:

"Achei o resultado interessante demais, com o sal dando um toque especial, criando quase uma necessidade de beber mais um gole, mais um gole".

A Rio de Colônia já está sendo distribuída pelo Brasil. É uma edição sazonal, uma das muitas parcerias previstas para o ano de 2015 pela 2cabeças. A segunda cerveja desta série colaborativa com a Freigeist já foi produzida na Alemanha, e se chamará Eau de Janeiro. Ela será uma Gose com manga, semente de coentro e abeto, e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.


Serviço

  • O que: lançamento da Rio de Colônia, colaborativa da carioca 2cabeças com a alemã Freigeist
  • Quando: 21 de maio, a partir das 18h
  • Onde: Lupulino - Rua Professor Álvaro Rodrigues, 148, Botafogo, Rio de Janeiro/ RJ, fone (21) 2535-0988