Indústria da cerveja faz "ajuste de realidade"

CervBrasil aponta queda de 12,6% na produção em abril/15 em relação a abril/14

Produção de cerveja (clique no ponto para ver o percentual exato)

Variação (%) sobre o mesmo mês do ano anterior (Gráfico Beer Art com base em publicação da CervBrasil)

Organização que reúne os grandes grupos da indústria cervejeira, a CervBrasil publicou nesta quarta-feira, 13, o informe de maio, com números indigestos. Na avaliação apresentada no relatório, os dados confirmam “o ajuste de realidade que o setor cervejeiro passa em relação ao momento econômico nacional”, como a queda de 12,6% na produção em abril de 2015 em relação a abril de 2014.

Caso a comparação seja feita entre abril/15 e março/15, a queda na produção é de 8,8%. O diretor executivo da CervBrasil, Paulo Petroni, lembra que o ajuste de realidade tem de levar em conta dois fatores: o movimento de abril de 2014 se beneficiou da demanda impulsionada pela Copa do Mundo, e abril de 2015, além de não ter Copa, é simultâneo à implantação do novo modelo tributário, em vigor desde 1º de maio. Na visão da CervBrasil, “o novo modelo traz aumento da carta tributária do setor, simplificação do sistema e maior previsibilidade dos negócios tanto para o governo quanto para o setor”.

A nova tributação da cerveja foi tema de um webinar proporcionado pela consultora tributária Elisabeth Bronzeri. Realizada no dia 4 de maio, a apresentação foi gravada em vídeo, disponível para ser assistida neste link.

Para ler o relatório do CervBrasil na íntegra, entre neste link.