Em resposta, Mikkeller convida Bud para o Copenhagen Beer Celebration

Com tom irônico, a dinamarquesa propõe que o grupo leve uma Peach Pumpkin Amber

Reprodução do convite enviado pela dinamarquesa Mikkeller para o grupo cervejeiro norte-americano Anheuser Busch ( integrante da Ambev). Uma resposta irônica para o polêmico comercial exibido pela Bud no intervalo do Superbowl  (Foto: Divulgação)

Após a repercussão do comercial exibido pela Budweiser no intervalo do Super Bowl, a cervejaria dinamarquesa Mikkeller respondeu às críticas direcionadas às cervejarias artesanais de forma inusitada. Enviou um convite endereçado ao presidente do grupo cervejeiro norte-americano Anheuser Busch (integrante da Ambev), Luiz Fernando Edmond, para participar do Copenhagen Beer Celebration em 2015.

Em tom irônico, o documento, também publicado na página do Facebook da Mikkeller, propõe que as marcas tentem se entender. “Vimos o seu comercial durante o Super Bowl e respondemos a ele em nossa página no Facebook. Nós nunca percebemos vocês (ou a Carlsberg, no caso) como adversários ou concorrência direta. Achamos que suas marcas estão fazendo muita coisa boa para nossa marca e apreciamos as diferenças na comunidade cervejeira. Mas parece que o seu comercial mudou algo, e não seria uma boa ideia tentarmos nos entender melhor?”, descreve o documento assinado por Jacob Gram Alsing, diretor de operações da Mikkeller, que propõe a presença da Bud no Festival.

O documento segue explicando como funciona o evento, que ocorre nos dias 1 e 2 de maio de 2015, e que tem outras 46 cervejarias convidadas. “O conceito é simples, você traz duas cervejas para cada um das quatros sessões (de degustação). (...) A regra é que você traga a sua produção de maior destaque. No entanto, pensamos que trazer uma ou duas versões envelhecidas em barris de sua Peach Pumpkin Amber chamada 'Elysian' seria um grande sucesso aqui na Europa, uma vez que é um estilo que não vemos com muita frequência, apesar de sua enorme popularidade nos Estados Unidos”. Nesse trecho, a ironia é por conta do fato de que recentemente uma companhia ligada à Bud comprou uma cervejaria de Seattle que produz essa "Peach Pumpkin Amber", também atingida pelo deboche da Bud em relação aos apreciadores de artesanais no trecho do comercial que diz: "Let them sip their Pumpkin Peach Ale" ("Deixe-os sorverem suas Pumpkin Peach Ale").

O documento se encerra com votos de que a cervejaria aceite o convite para participar do evento. “Espero que você aceite este convite e participe da nossa celebração. Estou certo de que você vai ter um fim de semana muito agradável”.

Repercussão

Clique na imagem para assistir o vídeo

O comercial repercutiu em diferentes pontos do planeta. Além da Mikkeller, Brewers of Pennsylvania (EUA) e Bamberg (BR), uma paródia feita em favor das artesanais foi divulgada em vídeo pelo el_brewchacho. Confira aqui