Impressões e descobertas no Degusta
/Avaliações de Raphael Rodrigues, que cobriu para a Beer Art o evento em São Paulo
Dieu du Ciel!
Arrisco dizer que a cervejaria canadense Dieu du Ciel! foi o destaque do Degusta Beer & Food. Um ótimo rótulo foi a Route des Épices, amber ale com pimenta do reino e verde. Uma ardência fica no aftertaste, e trouxe uma certa elegância para o estilo. Muito boa!
Madalena
A cervejaria Madalena, de Santo André (SP), apresentou novidades, entre elas a American Wheat, bem turva, corpo leve, refrescante e um amargor leve que fica na boca. Aprovada!
Dom Casmurro
Cervejaria DOM Haus, de Araquari (SC), apresentou a versão chope da DOM Casmurro, uma IPA muito bem feita, com amargor interessante que persiste no aftertaste. Em breve a cervejaria começa a lançar seu produto em garrafas.
Mercado em expansão
Para quem transita pelo Degusta Beer & Food, a presença de distribuidores pode parecer restrita a uma meia dúzia de estandes, mas essa impressão oculta um erro de avaliação. Cada um tem um leque enorme de rótulos e cervejarias. No conjunto, movimentam pelo menos metade da feira com novidades. Na foto, o estande da Proença, distribuidora com quase quatro anos concentrada em São Paulo, mas em expansão. Para o Degusta, levou a mineira Bäcker e nos próximos eventos, o Slow Brew e o IPA Day em Ribeirão Preto, levará também a paulista Suméria (o portfólio inclui ainda a catarinense Opa Bier).
Ithaca imperdível
A Colorado Ithaca é uma cerveja clássica, uma das mais premiadas do Brasil, portanto bem conhecida, mas para o Degusta Beer & Food, em São Paulo, a cervejaria trouxe uma versão maturada em barris de carvalho. Uma Russian Imperial Stout, com 10,5% de teor alcoólico, bem escura, encorpada, e o carvalho oferece uma característica forte da madeira, sem esquecer do tostado. Imperdível para quem gosta do estilo. Para harmonizar, a cervejaria também fez um brigadeiro com base da cerveja Ithaca.
Insana Pinhão
Lançada no Degusta Beer & Food, a Insana Pinhão é uma barley wine de edição limitada (15 mil garrafas) e com 8,5% de teor alcoólico. Na degustação, aquecimento na boca devido ao alto teor alcoólico. Boa carga de malte, adocicada e corpo alto. Boa cerveja!