O bom e o mau da embalagem de cerveja artesanal

As gôndolas ainda não entenderam o consumidor: as cervejas estão separadas por cervejaria, e não por estilo

As latas são a grande aposta para 2019, e uma oportunidade de repensar o design (Foto: Divulgação)

As latas são a grande aposta para 2019, e uma oportunidade de repensar o design (Foto: Divulgação)

Na semana passada, fui no mercado e estava de pé no corredor de cerveja olhando para os rótulos de cerveja, esperando que alguém falasse comigo. As gôndolas de mercado ainda não entenderam o consumidor. Pois as cervejas estão separadas por cervejarias e não por estilos, isso ajudaria o consumidor na sua decisão de compra.

Mas o que eu estava olhando exatamente? Claro que a cerveja, mas mais especificamente os rótulos, procurando algumas dicas, para que eu pudesse tomar a minha decisão de compra. Além dos rótulos lembrados, existiam embalagens novas, e a única pista que eu tinha para me ajudar na decisão de compra era o rótulo.

Atualmente o Brasil tem mais de 800 cervejarias artesanais produzindo algo em torno de 16 mil estilos únicos de cerveja disputando atenção do consumidor numa gôndola cada vez menos elástica. Esse é um mercado que está cada vez mais saturado, com poucos reais para serem investidos em marketing, o que torna os rótulos mais importantes do que nunca.

Com os rótulos cada vez mais elaborados, um design limpo pode ser um diferencial no ponto de venda, desde que a cerveja artesanal chegou às prateleiras, ela foi bombardeada com ilustrações complexas e desenhos aparentemente exclusivos à mão. Agora, para se destacar, os rótulos estão ficando mais limpos, mais simples e mais fáceis de serem compreendidos. Isso é definitivamente uma coisa boa. Confira o rótulo da GaudenBier, de Curitiba/PR.

O design da cervejaria paranaense Gauden Bier evoluiu para a simplicidade com sofisticação (Foto: Divulgação)

O design da cervejaria paranaense Gauden Bier evoluiu para a simplicidade com sofisticação (Foto: Divulgação)

 

Temos que pensar em um rótulo que chame a atenção, quando chega as cinco da tarde, as pessoas compram cerveja que deixa água na boca, que dá vontade de beber. Para se diferenciar dos demais estilos de design ilustrado já existentes das cervejas artesanais, alguns rótulos se tornaram inflexíveis e com pouco apelo visual atraente. Um bom rótulo tem que ter um equilíbrio entre desenhos modernos e estilo clean, como a mais recente estratégia da cervejaria Bierland, de Blumenau/SC.

A Bierland renovou a identidade visual, que ficou mais clean (Foto: Divulgação)

A Bierland renovou a identidade visual, que ficou mais clean (Foto: Divulgação)

 

Imagine um o corredor da cerveja que ofereça latas e garrafas individuais cada uma ao lado da outra formando um desenho único, ou seja, uma no lado da outra ampliando a sua exposição na gôndola, e que seis ou oito rótulos fazem parte de um todo. Quando todo o design desta marca tem elementos consistentes e se juntam para criar uma exibição maior, o impacto visual é difícil de se ignorar no ponto de venda.

A embalagem de cerveja tem suas prioridades, a primeira dela é proteger a cerveja e mantê-la com um sabor tão bom (ou melhor) do que no dia em que foi engarrafada-enlatada. Os amantes da cerveja apreciam uma bebida protegida.

Colorado adotou rótulo em braile (Foto: Divulgação)

Colorado adotou rótulo em braile (Foto: Divulgação)

Quando tivermos criando o nosso rótulo, temos que pensar nas cervejas inclusivas, como o da Cerveja Colorado que é um rótulo em Braile, talvez um rótulo com fontes maiores para um público mais velho, um rótulo para o público sustentável etc.

As latas estão entrando no mercado brasileiro com tudo, já que temos uma grande faixa de litoral, as latas podem fazer toda a diferença em seu manuseio. Elas estão prontas para a praia e divertidas de se olhar, e de fácil manuseio não precisando de abridor. Além de proteger a cerveja e deixar os aromas mais frescos.

A latas também têm vantagem em peso, que facilita o transporte e baixa o custa para as cervejarias. Acredito que em 2019 seria uma grande aposta as cervejarias utilizarem latas. E, se a sua cervejaria for usar latas, faça com SLEEVE, pois o acabamento é bem melhor, deixando um impacto visual agradável de sua cerveja.

Então, aqui estou deixando algumas dicas para evitarmos o óbvio, chegar ao que é especial sobre a cerveja e dar aos consumidores uma ideia da experiência que estão prestes a ter. Pegue, Beba e se divirta!!