ZalaZ produz cerveja com a sua própria cevada

A colheita ocorreu no início de setembro, e o primeiro lançamento está previsto para outubro

Cevada é cultivada na Fazenda Santa Terezinha, no sul de Minas Gerais (Fotos: Divulgação)

Cevada é cultivada na Fazenda Santa Terezinha, no sul de Minas Gerais (Fotos: Divulgação)

A ZalaZ, que se apresenta como "marca de bebidas artesanais de produção sustentável", começou a produzir cerveja com a própria cevada. Estabelecida na Fazenda Santa Terezinha, acaba de lançar não uma cerveja, mas um dos insumos mais utilizados nas receitas, a cevada.

Fabrício Faria Almeida, sócio-diretor da ZalaZ, resolveu plantar no começo de 2019 cevada na própria fazenda. O cultivo primeiro ocorreu em uma área em fase de testes, com o objetivo de produzir uma cerveja com terroir próprio, incluindo leveduras da Mantiqueira já usadas em algumas das receitas. O solo, onde foram produzidos orgânicos de qualidade como o café, por exemplo, ganha mais um para a família, a cevada do sul de Minas Gerais, da Mantiqueira, certificada orgânica.

A colheita ocorreu no início de setembro, e a primeira cerveja da ZalaZ com cevada própria acaba de ir para panela e será lançada em outubro. Fabrício comenta:

“A expectativa é grande, e a alegria maior ainda de poder produzir com ingredientes locais. Ainda é o começo, estamos plantando de novo e com o passar do tempo vamos adquirindo mais experiência e aprimorando o produto. A primeira receita leva a cevada não maltada e um ingrediente super brasileiro, a mandioca, que também produzimos aqui na fazenda, ambas certificadas orgânicas, e nossa levedura. As próximas receitas já teremos cevada malteada para uma nova receita ZalaZ.”