Vale do São Francisco é reconhecido como IG de Vinhos Tropicais

A sommelière Érika Líbero compartilha uma seleção de vinhos da região no nordeste brasileiro

parreiral de uva branca

A região do Vale do São Francisco engloba vinícolas nos Estados da Bahia e de Pernambuco (na foto, de Otávio Nogueira, Petrolina/PE)

A região do Vale do São Francisco, que engloba vinícolas nos Estados da Bahia e de Pernambuco, recebeu no início de novembro o primeiro certificado do mundo como IG de Vinhos Tropicais. Por muito tempo se acreditou que só era possível produzir vinhos de qualidade em algumas regiões do mundo, entre os paralelos 30-50 no Hemisfério Norte e 30-40 no Hemisfério Sul.

No entanto a região do Vale do São Francisco no paralelo 8 mostra que é possível produzir vinhos tropicais bons e com duas colheitas ao ano devido às condições climáticas locais e a forma diferente no cultivo das plantas. Com a recente IG de Vinhos Tropicais, a tendência é de que mais pessoas se interessem em conhecer melhor os vinhos da região, então Érika Líbero sugere alguns deles.

Confira a seleção montada pela Sommelière:

Rio Sol Brut Grand Prestige - Feito com Syrah e Arinto, duas das uvas permitidas na IP Vale do São Francisco, o espumante é leve, aromático e com acidez muito agradável. Excelente para acompanhar saladas e queijos mais leves.

Terranova brut Rosé - Terranova Brut rosé é o primeiro espumante brasileiro feito com a uva Grenache. É um espumante leve e com intenso aroma de frutas vermelhas, como morango e cereja. Excelente para harmonizar com uma massa com camarões.

Rio Sol Chenin Blanc-Viognier - Feito com Chenin Blanc e Viognier, duas uvas de origem francesa, é um vinho branco fresco e aromático, excelente para acompanhar peixes e frutos do mar.

Testardi Syrah - Produzido pela Miolo, uma das mais renomadas vinícolas brasileiras, o Testardi Syrah é um vinho encorpado, com aromas de frutas vermelhas e negras maduras e notas defumadas devido a sua passagem por barrica de carvalho. Faz uma ótima harmonização com carnes grelhadas.

Quem é Érika Líbero

Paulistana, sommelière de vinhos formada pelo Senac-RJ e ganhadora do Talentos Senac 2015 no RJ, Érika Líbero em 2019 criou o curso "Vinho: o Básico" e, em seguida, lançou seu segundo curso, sobre as regiões do vinho, e seu terceiro curso, sobre harmonização de vinhos. Em 2021, tornou-se sommelière do Bardega, Wine Bar de Sao Paulo. Erika ministra cursos, palestras em todos os locais e produz conteúdo em suas redes sociais no perfil @erika.libero.