SUD lança a envelhecida Dark Strong Ale no Mondial de La Bière

Cerveja foi envelhecida por mais de 2 anos em barricas de carvalho americano na Serra Gaúcha

De baixo amargor e elevado teor alcoólico (11,3%), a SUD Dark Strong Ale apresenta um aspecto maltoso intenso, com notas de cereais tostados, frutas vermelhas e aroma de carvalho (Foto: Divulgação)

Cervejaria artesanal de uma cidade com tradição no vinho (Bento Gonçalves-RS), a SUD Birrificio Artigianale lança no Mondial de La Bière Rio 2016 uma cerveja envelhecida por mais de 24 meses em barricas de carvalho americano, a SUD Dark Strong Ale. O festival ocorre de 12 a 16 de outubro no Pier Mauá. Confira abaixo mais detalhes da nova cerveja e outros rótulos da linha da SUD.

Refermentada na garrafa, a SUD Dark Strong Ale apresenta um aspecto maltoso intenso, com notas de cereais tostados, frutas vermelhas e aroma de carvalho. De baixo amargor e elevado teor alcoólico (11,3%), o paladar dessa cerveja acompanha o aroma e termina com uma leve adstringência, proveniente da micro oxigenação que acontece durante o processo de envelhecimento em barricas.

A SUD American Special Lager, lançada no ano passado, está entre as cervejas produzidas pelo SUD Birrificio Artigianale que conquistaram dois prêmios em 2016: bronze na South Beer Cup e outra prata no Festival Brasileiro de Cerveja. A SUD IPA e a SUD Pilsen Extra acabam de voltar do Chile com prata e bronze da Copa Cervezas de América. A linha tem ainda outras cervejas, dos estilos Weizenbier, Pale Ale, Oatmeal Stout e Tripel.

A linha de cervejas

SUD American Special Lager - De aparência límpida de cor de ouro claro, apresenta aroma floral e herbáceo. Com intenso frescor e maciez, tem amargor modesto.

SUD Dark Strong Ale - Envelhecida por mais de 24 meses em barricas de carvalho, apresenta um intenso aspecto maltoso, com notas de cereais tostados, frutas vermelhas e intenso aroma de carvalho americano. De baixo amargor e com um sabor ardoroso, seu elevado teor alcoólico é perceptível, porém harmonioso; sua graduação alcoólica é de 11,3%.

SUD IPA - De amargor e aroma intenso, encontra o equilíbrio entre a doçura e o calor do álcool com o frescor cítrico e o picante dos lúpulos. Esta união faz com que o amargo abrace o doce, em uma harmonia de sabores.

SUD Oatmeal Stout - De coloração ébano escura, é suavemente adocicada, seca e ao ponto. Com aroma de café, cacau, tabaco, frutas pretas e passas, o sabor mescla tons de tostado com um contraste doce e caramelado. O sutil sabor de aveia traz singularidade a esta cerveja de estilo irlandês.

SUD Pale Ale - De alta fermentação e cor bronze, mescla notas herbáceas e frutadas com lúpulos ingleses, resultando em uma cerveja encorpada, com médio amargor e sabor e aroma de malte.

SUD Pilsen - De aparência límpida, cor ouro claro e colarinho branco e consistente, apresenta notas florais e de especiarias dos lúpulos nobres. Seu sabor levemente maltado é predominante e equilibrado com amargor e notas de especiarias vindas do lúpulo; seu aroma é ligeiramente adocicado.

SUD Tripel - Envelhecida por mais de 12 meses em barricas de carvalho, apresenta um aroma complexo, com notas condimentais e ésteres intensos que lembram frutas amarelas e silvestres. Seu sabor embrenha-se entre o condimentado e frutado, com notas malte. O amargor da Tripel varia de médio a alto, procedente de combinação de lúpulo e fenóis produzidos pelas leveduras. Possui final seco e sua graduação alcoólica é de 8,4%.

SUD Weizenbier - De coloração dourado opaco e naturalmente turva, mescla seu amargor ao doce do trigo, aliado ao aroma de banana e cravo que, com seu colarinho cremoso, gera uma refrescância plácida. Tradição de família