Steilen Berg, uma cervejaria de todas as escolas

Weiss com pimenta é uma das estrelas da linha produzida na zona rural de Porto Alegre

A Steilen Berg produz 10 estilos de cerveja, abrangendo todas as grandes escolas internacionais: americana, belga, alemã e inglesa (Foto: Divulgação)

A Steilen Berg produz 10 estilos de cerveja, abrangendo todas as grandes escolas internacionais: americana, belga, alemã e inglesa (Foto: Divulgação)

A cervejaria Steilen Berg, de Porto Alegre, surgiu do sonho de quatro amigos. Os irmãos Juliano e Fernando Zancanaro, o cunhado Marcos Travi e Evandro Janovik são engenheiros. Deixaram suas carreiras em grandes empresas para se dedicar a um negócio próprio: produzir sua bebida favorita.

A Steilen Berg produz 10 estilos de cerveja, abrangendo todas as grandes escolas internacionais (americana, belga, alemã e inglesa). No portfólio, produtos reconhecidos como a Pepper Weiss, única Weiss com pimenta do Brasil, premiada nas edições mais recentes do Concurso Brtasileiro de Cervejas, em Blumenau (SC), a Vienna, mais vendida da linha, e a Texas Brown Ale Barrel Aged, envelhecida em barris de carvalho americano com bourbon whisky.

Localizada na zona sul da capital (Rua Olmiro Lametta Viegas, 27, bairro Hípica), a fábrica fica em uma zona rural, ao pé dos morros Agudo e Tapera (Steilen Berg significa morro agudo, em alemão). O Morro da Tapera é um dos melhores locais da cidade para a prática de “trail running”, corrida de morro, e tem vistas incríveis. Diversos grupos utilizam a cervejaria como base para seus treinos. Uma das trilhas leva o nome de “Trilha da Cevada”.

A cervejaria conta com um espaço para realização de eventos, como festas de empresas, confrarias, aniversários, formaturas e shows, com campo de futebol, piscina, churrasqueiras, lareira, fogão campeiro, forno de pizza, fogão industrial e diversas torneiras de cervejas para serem desfrutadas.

A fábrica abre as portas aos sábados pela manhã para visitação. É uma oportunidade para aprender sobre a produção de cervejas artesanais, conversar com os cervejeiros, encher seus growlers, degustar cervejas e comprar garra fas e souvenirs. Ou tomar um chimarrão, subir o morro com os filhos e relaxar junto à natureza.