Rio Grande do Sul institui Rota das Cervejarias
/Governador José Ivo Sartori sanciona lei que valoriza eixo entre a Grande Porto Alegre e a Serra
Estado que disputa com São Paulo o posto de número 1 em quantidade de fábricas de cerveja, o Rio Grande do Sul agora oficializa a sua Rota das Cervejarias. Ela foi instituída por lei sancionada pelo governador José Ivo Sartori na quinta-feira, 4 de janeiro, no Palácio Piratini. A lei é resultado de projeto do deputado Elton Weber (PSB), com o objetivo de fomentar o turismo e a economia da chamada Rota Romântica e municípios próximos desse eixo (confira mais abaixo as cidades incluídas) - por isso deixou de fora, por exemplo, Porto Alegre, uma das cidades com mais fabricantes de cerveja artesanal no país. (Para conhecer mais as cervejarias do Rio Grande do Sul, navegue pelo Portal das Cervejarias)
Autor do projeto que instituiu a região, o deputado Elton Weber (PSB) enfatiza o potencial turístico da rota não somente para o crescimento do setor mas para geração de renda e emprego em restaurantes, hotéis e comércio. Weber espera que, a exemplo de iniciativas de sucesso como o vinho, que colocou o Vale dos Vinhos no mapa do país, a cerveja gaúcha vire referência nacional.
“Essa conquista não é do nosso mandato, afinal, este setor está em expansão, virou uma febre nacional, portanto, nada mais justo que garantir essa marca para uma das região que produz de acordo com as tradições germânicas, valorizando a cultura local.”
O projeto de lei 38/2016 foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Assembleia Legislativa em 5 de dezembro. A lei atende a pleitos da Rota Romântica e de prefeituras interessadas na expansão do turismo, entre elas berços da cerveja, como Feliz e Alto Feliz.
Os municípios
As cidades integrantes da Rota das Cervejarias são as seguintes:
Municípios da Rota Romântica: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.
Demais municípios: Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real.
A sanção da lei foi acompanhada, além do deputado Elton Weber, autor do projeto, pelos secretários André Kriskun (em exercício da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer), Carlos Búrigo (Planejamento, Governança e Gestão), Tarcísio Minetto (Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo), Ernani Polo (Agricultura, Pecuária e Irrigação), o deputado Tiago Simon, o presidente da Rota Romântica, Cláudio Weber, representantes da Fetag, cervejeiros e os prefeitos da região.