Rise Beer convida amantes de cerveja para a Semana de Democratização

Série de eventos discute machismo, racismo, homofobia e cerveja com convidados especiais

Palestras vão de 21 a 24 de setembro, e no dia 25 há um happy hour (Foto: Divulgação)

Palestras vão de 21 a 24 de setembro, e no dia 25 há um happy hour (Foto: Divulgação)

Nas últimas semanas, relatos de trocas de mensagens racistas e machistas vindas de aplicativos de mensagens e de redes sociais cervejeiras abalaram o segmento e trouxeram à tona a urgência de discutir mais profundamente o tema e buscar alternativas para coibir atitudes de violência e segregação dentro do mercado. De olho neste cenário, a Rise Beer, que já tem como premissa "a busca pela democratização do ensino cervejeiro", decidiu organizar uma semana inteira para debater o assunto com exposição de informações gratuitas e ao vivo.

A Semana da Democratização, entre os dias 21 e 25 de setembro, traz uma série de entrevistas e workshops com o tema: ‘Machismo, racismo, homofobia e segregação na mesa do bar. Até quando?’.

Kylvia Cordeiro, sócia da Rise Beer, explica:

“Queremos trazer como pauta o que não foi ensinado sobre cerveja às pessoas e que elas precisam aprender agora.”

Para cumprir com o objetivo de discutir a fundo o assunto, a Rise Beer convidou um time de especialistas para falar a cada dia da semana.

Na segunda-feira (21) Beatriz Ruiz, sommelière e a primeira brasileira a obter o Cicerone, certificado internacional que capacita profissionais de toda a cadeia cervejeira, debate o machismo e a homofobia na cultura cervejeira.

Na terça-feira (22) é a vez de Leandro de Andrade, artista e designer e um dos sócios da marca Graja Beer, localizada no bairro do Grajaú, periferia de São Paulo. Leandro aborda como a cerveja pode chegar às comunidades e atingir públicos que não sejam de classe média.

A quarta-feira (23) está reservada para a beer sommelière Sara Araújo falar sobre o racismo estrutural ainda presente no setor e discutir soluções para coibir a elitização do meio cervejeiro. Sara, administradora do perfil @negracervejassommelier, foi recentemente vítima de mensagens racistas trocadas por um grupo de cervejeiros homens.

Para encerrar a maratona de debates, na quinta-feira (24), Nadhine França, atual presidente interina da Abracerva, traça um paralelo dos assuntos abordados durante a semana com as ações do Núcleo de Diversidade da associação.

Na sexta-feira (25) a Rise Beer realiza um happy hour entre os palestrantes da semana e alunos matriculados na assinatura da escola, a fim de trocar ideias e impressões gerais sobre o que foi apresentado durante a semana.


Serviço

  • O quê: Semana de Democratização Rise Beer - Curso: Machismo, racismo, homofobia e segregação na mesa do bar. Até quando? - O que não te ensinaram sobre cerveja e você precisa aprender agora
  • Quando: 21 a 25 de setembro, às 20h
  • Como: as vagas para o curso da Semana de Democratização são limitadas. Para participar basta se inscrever através do link: www.risebeer.com.br/democratizacao