Rio Tap Beer House festeja 4 anos com 14 torneiras liberadas
/Casa aproveita a data para lançar cerveja colaborativa com a Masterpiece
Atualizada, 2/11/2023, 18:55
Para celebrar seus quatro anos, o Rio Tap Beer House realiza no dia 11 de novembro uma festa com 14 torneiras de cervejas especiais liberadas. São estilos variados liberados para quem garantir o ingresso com venda online antecipada.
Entre as cervejarias presentes nas taps do evento estão a Masterpiece, a Fuller’s London pride, a Lagunitas, a Blue Moon, a Máfia, a Seasons Craft Brewery, a Trilha, a Spartacus, a Oceânica, a Hocus Pocus, entre outras delícias.
A casa, com mais de 210 rótulos em sua carta, aproveita esse dia especial, também, para fazer o lançamento da Cerveja da Rio Tap Beer House colab com a Masterpiece, que será apresentada ao público pela primeira vez no dia da festa.
E os cervejeiros de plantão ainda serão agraciados com sorteios para bebedor nenhum botar defeito: a casa vai sortear, no dia, um cliente presente para ganhar 1 ano de cerveja (1 growler nos estilos Pilsen ou Hop Lager por mês, durante um ano); além do sorteio de brindes ao longo do dia, como copos estilizados, cervejas especiais em garrafas e latas, camisetas de cervejarias, e brindes comemorativos do aniversário da Rio Tap Beer House.
Para animar ainda mais o dia, foi escalada a banda Dry Rocking.
O evento ocorre no sábado, dia 11 de novembro, das 15h às 23h. Os ingressos custam R$ 240 e dão direito, além do consumo liberado de chope ao longo do evento, a copo e tirante personalizados. As vagas são limitadas.
Uma paixão em família
O interesse pelo universo cervejeiro surgiu para a jovem administradora Marina Morena de Menezes há cerca de sete anos, quando, de consumidora de cervejas artesanais, passou a estudiosa do assunto. Marina decidiu dar um passo assertivo em direção à profissionalização na área: entrou para o curso de cervejeiro caseiro com uma das maiores referências do tema no Brasil, o fundador da AcervA Carioca e sommelier de cervejas, Pedro Ribeiro. E a paixão pela bebida rendeu mais do que a especialização na produção.
Foi no universo cervejeiro que ela conheceu o marido, Igor Figueiredo, também produtor de cervejas artesanais. Não demorou muito para que toda a família mergulhasse junta na ideia de transformar o hobby em negócio – o irmão Demétrio Menezes se uniu ao time, teve aulas também com Pedro Ribeiro, e fez curso de Mestre Cervejeiro no Instituto da Cerveja Brasil (ICB), e a mãe, Simone Menezes, abraçou a ideia de uma sociedade. Nascia a Rio Tap Beer House, bar de cervejas artesanais no Flamengo, inaugurado em julho de 2019.
“Minha primeira brassagem foi com minha mãe, em casa, algum tempo antes da ideia do bar se tornar concreta. Fizemos na panela de Biab e o resultado ficou ótimo”, comenta Marina, sobre a parceria inusitada – e imprescindível – da mãe no projeto.
Aos 62 anos, Simone Menezes largou a carreira de assessora parlamentar na Assembleia Legislativa para abraçar o sonho dos filhos. Agora, também seu sonho. A matriarca é quem fica para encerrar o expediente todas as noites no já badalado point da Zona Sul carioca, com sua cerveja em mãos, até a saída do último cliente da casa.
O projeto começou a tomar forma em 2016, quando Marina se mudou para um apartamento maior e transformou um dos cômodos em uma “microcervejaria”. Paralelo às panelas de malte e lúpulos, ela fez um curso de extensão de Controladoria na FGV e, com a base no que aprendeu, criou um plano de negócios para o que seria o futuro empreendimento da família – que já contava com o braço de mais um membro cheio de expertise, o irmão Guilherme de Menezes, que há anos já trabalhava no ramo cultural e de bares, e se juntou ao quarteto. Em 2018, Marina viajou com o noivo e sócio para a Bélgica e Alemanha para participarem de tours cervejeiros e coletarem ideias para o novo projeto. No Brasil, a outra parte da família já procurava um espaço físico para tornar real a ideia do bar.
“Além de cervejeiros, somos consumidores de cerveja artesanal e vimos uma carência no bairro onde moramos, o Flamengo. Todos os sócios moram no bairro e sempre que saíamos acabávamos indo para Botafogo ou Tijuca, onde tinham opções de taps diferentes, uma boa IPA ou uma Stout. Aí tivemos a certeza que nosso bairro era o local ideal para abrimos um bar cervejeiro”, explica Marina.
E assim foi.
O espaço na Travessa dos Tamoios foi planejado pela Páprica Arquitetura, que procurou projetar no ambiente a personalidade dos cinco sócios. Além do visual rock 'n roll, o design da casa traz uma pegada intimista e industrial, que transmite modernidade e, ao mesmo tempo, aconchego. E, como não poderia deixar de ser, toques familiares complementam a decoração, como os grafites escolhidos pela mãe para as paredes do bar, a ideia “importada” da Bélgica por Marina e Igor de um janelão com balcão aberto para a rua, as mesas de ferro e madeira pensadas pelos irmãos, além das dezenas de garrafas de rótulos variados de cerveja expostas pelo salão, que também compõe o ambiente.
A proposta, como vem descrita no próprio nome (house), é fazer, antes de tudo, o cliente se sentir em casa. E assim tem sido. Os clientes do bar, muitos moradores dos arredores, frequentemente se tornam amigos dos sócios, que estão sempre no local para um bom papo, sugestões sobre as novidades de petiscos e cervejas do cardápio, e até trocas de ideias sobre o negócio, como uma boa relação em família.
Serviço:
- O quê: festa dos 4 anos do Rio Tap Beer House
- Quando: 11 de novembro, das 15h às 23h (a casa funciona terça e quarta das 17h às 23h, quinta a sábado das 17h à 1h e domingo das 16h às 23h)
- Quanto: ingresso a R$ 240 com direito, além do consumo liberado de chope ao longo do evento, a copo e tirante personalizados
- Onde: Travessa dos Tamoios, 32 Loja C – Flamengo, Rio de Janeiro/RJ
- Como: ingressos (limitados) neste link