As curiosidades do Concurso Brasileiro de Cervejas

São quase 3 mil rótulos na competição que integra o Festival Brasileiro da Cerveja

Competição tem novidades neste ano (Foto: Divulgação)

American IPA e APA são os estilos mais disputados do Concurso Brasileiro de Cervejas em 2018. Juntos, têm mais de 300 cervejas inscritas. Esta é uma das curioridades entre os números da edição deste ano, que bateu recorde de inscrições: serão 2.859 rótulos participantes, um acréscimo superior a 40% com relação ao ano passado: 2.034 (que foram 38% a mais do que 2016). Confira mais abaixo curiosidades sobre a protecedência das cervejas em disputa, entre outras. (Para conferir as cervejas premiadas em 2017, clique aqui).

Se compararmos aos anos anteriores o crescimento no número de inscritas é ainda mais significativo: passou de 215 (2013), para 414 (2014), 874 (2015), 1.469 (2016), 2.034 (2017) até chegar a 2.859 (2018). Abaixo, saiba mais detalhes sobre a edição deste ano

O total de inscritos superou em larga margem a meta, de 2,5 mil rótulos. O concurso se realiza de 3 a 5 de março. Já o Festival Brasileiro da Cerveja e a Feira Brasileira da Cerveja se iniciam no dia 7. Todos no mesmo lugar, o Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Confira aqui o regulamento completo do concurso.

Cervejas inscritas

A escalada do aumento de rótulos em disputa no concurso em Blumenau

O número de cervejas por Estado (Foto: Concurso Brasileiro de Cervejas)

O número de cervejarias por Estado (Foto: Concurso Brasileiro de Cervejas)

 

Para este ano o número de cervejarias também aumentou consideravelmente. Passou de 332 em 2017 para 475 em 2018. Das 679 cervejarias inscritas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) 70% inscreveram rótulos no concurso deste ano. O maior número de cervejarias inscritas é de São Paulo (93), seguido do Rio Grande do Sul (85) e Santa Catarina (84). Pela primeira vez a organização registrou inscrições de cervejarias de Alagoas, Amazonas e Rio Grande do Norte.

Destaque para o estilo Catharina Sour, que ficou em 8º lugar. Esse estilo é uma novidade em 2018 e teve um total de 58 cervejas inscritas. Para julgar as cervejas, a organização convidou 85 jurados, um aumento de 34% com relação a 2017, sendo que 54% são brasileiros e 46% do exterior.

O presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo e Lazer, Ricardo Stodieck, destaca:

“O grande número de inscrições demonstra respeito, importância e credibilidade que o Concurso Brasileiro de Cervejas conquistou perante o setor. O crescimento acima de 40% no número de cervejas e cervejarias é um sinal de que estamos atendendo com eficiência o mercado cervejeiro.”

A coordenadora técnica do concurso, Amanda Reitenbach, ressalta:

“Como mulher, brasileira e pesquisadora de cerveja, eu tenho muito orgulho em ver a proporção que tomou o Festival Brasileiro de Cerveja em sua 10ª edição e, dentro dele, o Concurso Brasileiro de Cervejas, já no 6º ano. Ainda mais por participar da concepção e da coordenação desde o primeiro ano, em 2013. É um aumento exponencial e que reflete precisamente o crescimento do mercado das cervejas artesanais, bem como o interesse do público em cervejas especiais.”

Richard Steinhausen, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) - organizadora do Festival, do Concurso e da Feira Brasileira da Cerveja com o Parque Vila Germânica e Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau - comenta:

“Em mais um ano o concurso bate recorde e apresenta novo índice de crescimento, o que é de extrema importância para nós e comprova a ascensão do Concurso Brasileiro da Cerveja.”

O concurso

Em 2018, o evento ocorre entre os dias 3 e 5 de março, com premiação marcada para o dia 6. Atualmente, o Concurso Brasileiro de Cervejas é considerado o segundo maior do mundo em quantidade de rótulos inscritos.

Os estilos mais concorridos (Foto: Concurso Brasileiro de Cervejas)

De onde vêm os jurados (Foto: Concurso Brasileiro de Cervejas)